A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva), relata inspeção feita por suas equipes técnicas às margens do rio São Domingos. A ação ocorreu nesta terça-feira, dia 20, depois da denúncia em redes sociais, dando conta do aparecimento de peixes mortos próximo à rua Maranhão.

No momento da vistoria, as águas apresentavam aspecto normal. Conforme apurado, não foram identificados despejos ou descargas irregulares de efluentes nem do esgoto público, nem dos gerados por indústrias. Os peixes que aparecem nas imagens acabaram levados pela chuva registrada na tarde de segunda-feira, dia 19, e, no momento da vistoria, não se encontravam no local apontado na gravação.

As equipes intensificaram a pesquisa quanto à qualidade das águas do rio São Domingos, desde a divisa, Catanduva e Pindorama. Foram coletadas amostras de dois pontos, sendo o primeiro na divisa de município e o segundo no vertedouro do Lago dos Ipês.

Os resultados obtidos, preliminarmente, apontam para um problema a montante, fora dos limites de Catanduva, por concentração baixa de oxigênio na água. Ficou constatado que, no primeiro ponto obteve-se “oxigênio dissolvido” abaixo dos níveis recomendados para o rio classe 4. Já no segundo ponto, o parâmetro atende ao exigido devido a auto depuração do corpo hídrico.

A Prefeitura e a SAEC mantêm monitoramento contínuo ao longo rio São Domingos para garantir sua preservação. O fato foi comunicado à Cetesb.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...