A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, percorreu 315 quilômetros nos últimos dois meses para realizar a fiscalização de terrenos particulares que estão com mato alto ou acúmulo de entulhos. As equipes estiveram nos quatro setores nos quais a cidade foi dividida.

As irregularidades identificadas resultaram em 121 autos de infração. Só em dezembro, foram 95 terrenos baldios e em estado de abandono identificados. A secretaria reforça a importância da conscientização da população.

“Os proprietários precisam se conscientizar de que o mato alto serve de abrigo para animais peçonhentos que oferecem risco para a população. Muitas vezes as nossas equipes acabam fazendo o deslocamento de outras áreas para irem ao local realizar a limpeza, o que acaba comprometendo o andamento dos serviços”, comenta o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, José Maurício Braga.

Os fiscais ambientais realizam o levantamento dos terrenos em situação de abandono em todos os bairros da cidade. Um dos objetivos é identificar áreas que não constam no cronograma de limpeza e que precisam de manutenção urgente.

Em caso de descumprimento da Lei Municipal nº 893/17, os responsáveis são autuados e, a partir daí, a limpeza compulsória pode ser efetuada sem prévia notificação. Os custos dos serviços e a multa de 250 Unidades Fiscais de Referência de Catanduva (UFRCs) são encaminhados ao proprietário do terreno.

O aviso aos proprietários consta em publicações na Imprensa Oficial do Município, redes sociais e no site da Prefeitura. A solicitação para a limpeza, no caso dos terrenos que não fazem parte do cronograma, pode ser feita pelo telefone 0800-772-9152 ou pelo aplicativo Ouvidoria Catanduva, disponível para Android e iOS.

Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...