Viver bem e melhor! Esse tem sido o lema praticado diariamente na Residência Terapêutica de Catanduva. O serviço, mantido pela Prefeitura sob gestão da Associação Mahatma Gandhi, completa um ano de atividades tendo como principal resultado a evolução na qualidade de vida dos 10 moradores que moram no local.

Egressos de hospitais psiquiátricos, repleto de regras e restrições, agora, os moradores - 8 mulheres e 2 homens - convivem em uma residência acolhedora. O imóvel é mobiliado, com sala, cozinha, quartos e banheiros.

“Essas pessoas que estavam em ambiente hospitalar, com condições de alta médica, agora têm rotina normal, foram totalmente inseridas em vida comunitária. Com esse atendimento, fortalecemos o conjunto de ações que temos no município voltado a esse público”, destaca o secretário de Saúde, Ronaldo Gonçalves Júnior.

Nesse primeiro ano, as atividades de ressocialização foram implantadas gradativamente e, hoje, surtem efeito.

“Eles são motivados a criar autonomia e respondem bem aos estímulos. Há caso em que o morador usava fraldas e, hoje, não mais. Outros não conseguiam escovar os dentes e se trocar sozinhos. Estão mais confiantes e saem para passeios, fazem compras, ajudam com os serviços na casa, diferente da situação de quando iniciamos os atendimentos”, ressalta a coordenadora Mariana Pansa, supervisora técnica.

A evolução consolidada é reflexo da atenção profissional destinada aos moradores. Eles são acompanhados 24 horas por cuidadores. A saúde deles é monitorada pela equipe da UBS Central. O grupo também participa de atividades no Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), onde se envolve em oficinas de artesanato e de música, além de receber atendimento individualizado quando necessário.

Catanduva é uma das cinco cidades, dentre os 102 municípios da Regional de Saúde, que oferece esse tipo de serviço. A Residência Terapêutica acolhe pessoas com transtornos mentais. A casa fica localizada na rua Belo Horizonte, nº 70. Os trabalhos são custeados com recursos da Prefeitura de Catanduva e do Ministério da Saúde.

Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...