A GCM (Guarda Civil Municipal) tem atuado com rigor para fazer cumprir o decreto municipal nº 7.757/20, que restringe aglomerações de pessoas para evitar o avanço do coronavírus. Blitz flagrou 87 estabelecimentos funcionando em desacordo com as normas, no final de semana. O balanço inclui vistorias em bares e supermercados.

Conforme a legislação, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em geral, incluindo as feiras livres, devem adequar o atendimento presencial a seus clientes de forma a respeitar o limite de distanciamento de dois metros entre eles, evitando aglomeração. Também está prevista a redução do expediente em 2 horas.

Dentre as situações adversas constatadas, a GCM esteve em locais onde os clientes continuavam se reunindo normalmente. Além disso, o limite de distância entre as pessoas em filas de espera no balcão e até o esvaziamento de espaços não vinha sendo respeitado, mesmo com aviso sobre o perigo da aglomeração.

De imediato, a guarda solicitou providências quanto às adequações ao número de clientes nos estabelecimentos. Não houve contratempos. Os responsáveis pelos locais foram advertidos e orientados a se organizar para atender as determinações. No período noturno, a ação teve envolvimento da equipe da Vigilância Sanitária.

Entretanto, a partir desta terça-feira, 24, as regras vão endurecer. Terá início quarentena imposta por decisão estadual, que será seguida pelo município, com fechamento obrigatório por 15 dias de todo o comércio e serviços não essenciais. A GCM prosseguirá o trabalho de fiscalização para fazer cumprir a nova legislação.

Imagem: Divulgação/GCM Catanduva

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...