A Secretaria de Saúde de Catanduva iniciou os preparativos para executar a nebulização no combate ao Aedes aegypti usando um novo inseticida. O Cielo foi enviado ao município pelo Ministério da Saúde e requer novas técnicas de aplicação. O serviço será desenvolvido nos bairros onde há casos de transmissão de dengue, além de locais onde tenham muitas pessoas com sintomas da doença.

Conforme a dinâmica de trabalho, o nebulizador será direcionado às portas, janelas e vidros do imóvel, que devem estar abertos para facilitar a entrada do inseticida. Cada um desses pontos receberá um jato de fumacê para melhor tratamento dos cômodos contra o mosquito. Antes, com o inseticida Malathion, a nebulização era feita apenas no entorno das residências.

“O novo inseticida eliminará os mosquitos adultos que estiverem no imóvel no momento da aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, o morador deverá ser manter uma rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água”, ressalta Daniela Bellucci, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A profissional pede que os moradores recebam os agentes em suas residências. Outra recomendação é manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha; recolher roupas penduradas no varal; guardar bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários; retire roupas de cama, mesa e banho em uso; mantenha em local coberto carros, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê e andador.

Durante a aplicação do inseticida, os moradores deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém-nascidos e idosos, bem como dos animais. Só deverão retornar ao imóvel após 30 minutos.

Pessoas doentes ou acamadas deverão ficar em cômodo fechado e nele permanecer por 30 minutos após a aplicação. É aconselhável a vedação de frestas das portas e janelas, neste caso.

Boletim

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou as notificações por dengue na terça-feira, dia 7. Catanduva registrou 5.694 casos confirmados, desde o começo do ano. No período, 2.702 diagnósticos deram negativo e 1.718 exames estão em investigação.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...