Celebrando uma década de história na cena cultural de São José do Rio Preto, a casa de criar movimenta os meses de setembro e outubro com ações dos projetos casa de criar 10 anos: manutenção, resistência e corpo ativo e Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro. As atividades serão realizadas na sede da casa de criar, na região norte da cidade, e a entrada é de graça.

 

A matinê da casa: encontros para dançar ocupa as quintas-feiras com eventos que buscam estimular no público a conexão entre corpo e mente, tendo como mediador o dançarino e coreógrafo Mayk Ricardo. Serão cinco sessões até o próximo mês: dias 4, 11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro, das 19h às 21h.

 

No dia 20 de setembro (sábado), às 16h, a casa de criar promove mais um clube de leitura voltado à formação de leitores literários. O encontro de setembro terá como convidada a tradutora, preparadora e revisora Amanda Salimon, doutoranda em Letras pelo Ibilce/Unesp. Ela vai conduzir uma reflexão em torno da história em quadrinhos Arlindo, de Ilustralu, vencedora do CCXP Awards 2022.

 

A matinê da casa e o clube de leitura são ações do projeto casa de criar 10 anos: manutenção, resistência e corpo ativo, viabilizado pelos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

 

 

Cultura Hip Hop

A arte urbana periférica turbina a programação da casa de criar com exposição, bate-papos, oficinas e outras atividades. O destaque é a exposição Rio Preto, onde o Hip Hop vive, cuja vernissage será realizada no dia 22 de setembro (segunda-feira), às 20h30, na sede da casa de criar.

 

Concebida por juny kp!, que comanda a casa de criar ao lado da escritora Carolina Manzato, Rio Preto, onde o Hip Hop vive se consiste em uma exposição infográfica que sistematiza todo o acervo sobre a história dessa cultura urbana periférica na cidade. Tratam-se de recortes de jornais, fotografias, materiais impressos, rascunhos e outros registros que, de alguma forma, documentam a evolução do Hip Hop rio-pretense.

 

"Tive a oportunidade de participar de importantes momentos dessa história e nunca deixei de acumular registros sobre ela, entendendo a importância da memória na reflexão sobre o presente e na prospecção do futuro", comenta o artista, que também comanda encontro voltado aos videoclipes de rap dos anos 1970 e 80 no dia 29 de setembro (segunda-feira), às 19h, na casa de criar.

 

Uma obra em construção. Acervo de dados, recortes, mostra infográfica, apresentando a cultural Hip Hop nestas décadas, participar de momentos importantes, testemunha ocular, documentação em imagem e vídeo. Fazer e aprender

 

Os quatro elementos da cultura Hip Hop movimentam a casa de criar aos domingos. No dia 21 de setembro, a partir das 17h, o encontro terá a crew rio-pretense X Style United, o DJ Bocka e o grafiteiro Edson Ramos, que também participa de um bate-papo sobre arte e mercado.

 

No dia 28 de setembro, será a vez de Mirrors Beat Squad, DJ Bocka e do grafiteiro Will Insano, além da DJ e produtora Lu Pequim, que falará sobre a arte da produção do Hip Hop em São José do Rio Preto. Logo depois, às 20h30, haverá a masterclass do curso sobre a história da cultura Hip Hop, tendo como convidada a rapper, historiadora e pedagoga Lunna Rabbetti, presidenta do Instituto Global de Perifeminas e doutoranda pela USP. Na pauta, a presença feminina na cultura Hip Hop brasileira.

 

Com a proposta de promover a formação, produção e difusão por meio da participação de artistas locais, nacionais e internacionais, o projeto Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro é viabilizada pelo fomento da Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

 

Serviço

casa de criar 10 anos: manutenção, resistência e corpo ativo

4, 11, 18 e 25/9, às 19h – matinê da casa com Mayk Ricardo

20/9, às 16h – clube de leitura da casa com Amanda Salimon (HQ 'Arlindo')

2/10, às 19h – matinê da casa com Mayk Ricardo

 

Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro

21/9, às 17h – cultura de rua com X Style United, DJ Bocka e Edson Ramos

21/9, às 19h – papo reto com Edson Ramos

22/9, às 20h30 – Vernissage da exposição 'Rio Preto, onde o Hip Hop vive'

28/9, às 17h – cultura de rua com MIRRORS, DJ bocka, Will Insano

28/9, às 19h – papo reto com Lu Pequim

28/9, às 20h30 – masterclass com Lunna Rabetti (Presença feminina na cultura Hip Hop do Brasil)

29/9, às 19h – curso com juny kp! (videoclipes de rapa dos anos 1970 e 80)

5/10, às 14h – oficina de graffiti com Will Insano

5/10, às 16h – oficina de rap com juny kp! e Carolina Manzato

 

casa de criar Rua Nelson Freitas, 745 - Parque Residencial Laureano Tébar)

Grátis

Saiba mais no Instagram @casadecriar e no site www.casadecriar.com.br

 

Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...