O projeto Ensaios Sobre Artivismo: Do Ventre à Celebração, do Grupo de Apoio à Loucura (GAL), de São José do Rio Preto, será realizado, no Ponto de Cultura Coletivo Dell'arte e na feira livre do Jardim Soto, em Catanduva, entre sexta e domingo (7 a 9/11). As ações do projeto envolvem a exibição do curta-metragem O ventre do traviarcado, seguida de roda de discussão, e uma oficina de criação coletiva cujo resultado será alvo de uma apresentação pública na cidade.

 

Por meio dos Ensaios Sobre Artivismo: Do Vente à Celebração, o GAL revisita a sua trajetória artística, marcada pela abordagem de temas sociais urgentes como a interseccionalidade e a luta contra a intolerância sobre corpos e vivências dissidentes. 

 

O projeto é uma forma do coletivo rio-pretense se reafirmar como agrupamento e rede de apoio para corpos dissidentes em um país que ainda é líder mundial em assassinato de pessoas trans, aliando-se a outras artistas rio-pretenses reconhecidas no cenário nacional da cultura LBTQIA+.

 

Segundo Murilo Gussi, fundador do GAL, as manifestações artísticas, que historicamente são alvo de uma censura moralista, têm um papel importante na geração de reflexão e conhecimento, sensibilizando as pessoas para uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária. "Nosso projeto reúne obras e ações que convidam para uma reflexão sobre o respeito às diferenças e as liberdades individuais, convidando as comunidades a uma experiência artística em torno da diversidade de corpos", destaca.

 

Contemplado em edital de fortalecimento da Cultura LGBTQIA+ do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto Ensaios Sobre Artivismo: do Ventre à Celebração circulou por oito cidades, tendo passado por Ribeirão Preto, Bauru, São Paulo, Santos, Ubatuba, Campinas,  Araçatuba e agora Catanduva.

 

Programação 

Em Catanduva, as ações do projeto Ensaios sobre Artivismo: Do Vente à Celebração serão realizadas no Ponto de Cultura Coletivo Dell'arte e na feira livre do Jardim Soto. Todas as atividades são de graça.

 

Na sexta-feira (7/11), às 18h, no Coletivo Dell'art, será realizada a exibição do filme O ventre do traviarcado, dirigido por Gaia do Brasil e protagonizado pelas artistas Christina Martins, Agatha Renard e Stella She. A obra revisita fatos históricos da comunidade LGBTQIA+, como a eclosão da epidemia de HIV nos anos 1980; a Operação Tarântula, que varreu travestis das ruas da capital paulista em 1987; e rememora figuras icônicas como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee, entre outras.

 

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com a participação de Gaia do Brasil, os artistas Christina Martins e Murilo Gussi e a convidada da cena catanduvense: Carla Mendes, mulher transexual preta periférica, militante, ativista, produtora cultural, palestrante e representante da comunidade LGBT+.

 

Já a oficina Ensaios sobre artivismo, aberta para artistas e pessoas interessadas, será realizada no sábado (8/11), das 10h às 18h (pausa para almoço), e domingo (9/11), das 10h às 12h, no Coletivo Dell'arte. Ministrada por Murilo Gussi, Christina Martins e Gaia do Brasil, a oficina parte do repertório artístico acumulado por GAL ao longo de uma década de atuação para investigar as vivências de sujeitos cujos corpos são lidos como desviantes à norma e que fazem das dissidências modos de vida e de criação artística.

 

"Propomos um jogo que reprisa processos criativos criados por GAL em suas produções, seguindo um circuito que contempla teoria, laboratório e programa performático. Ao longo da oficina, criamos um roteiro a ser apresentado publicamente, ou seja, um roteiro performativo", explica Murilo.

 

A apresentação do roteiro performativo da oficina será feita no domingo (9/11), às 12h, na feira livre do Jardim Soto.

 

Serviço

Ensaios sobre artivismo – Do ventre à celebração, com GAL (Grupo de Apoio à Loucura)

 

Exibição de o 'Ventre do traviarcado' e bate-papo: dia 7/11 (sexta), às 18h

Ponto de Cultura Coletivo Dell'arte (Praça da República, 55 - Clube dos 300)

 

Oficina 'Ensaios sobre artivismo': dias 8/11 (sábado), das 10h às 18h, e dia 9/11 (domingo), das 10h às 12h

Ponto de Cultura Coletivo Dell'arte (Praça da República, 55 - Clube dos 300)

 

Roteiro performativo: dia 9/11 (domingo), às 12h

Feira Livre do Jardim Soto

Grátis

Informações no Instagram: @_grupodeapoioaloucura

Fonte: Harlen Félix

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...