Comer de forma saudável pesou menos no bolso dos consumidores em setembro. Ingredientes típicos da salada tiveram forte queda de preços, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela APAS - Associação Paulista de Supermercados em parceria com a Fipe.

As reduções mais marcantes foram observadas na cebola (22,08%), pepino (21,67%), batata (20,56%) e tomate (17,36%). A cesta da salada também contou com quedas na mandioquinha (5,23%), pimentão (4,34%), vagem (3,09%), cenoura (1,85%), verduras (1,79%) e berinjela (1,68%). Os ovos, importantes no cardápio saudável, registraram queda de 3,47% no período.

Segundo Carlos Eduardo Malaguti o, diretor regional da APAS em São José do Rio Preto, o consumidor já começa a sentir um respiro no bolso com a melhora da safra e o aumento da oferta de produtos. “Cebola, batata e outros itens que vêm direto do campo estão mais em conta, somente essa categoria caiu mais de 18% em setembro. A boa notícia é que, se o tempo continuar colaborando, esses preços devem seguir baixos até o fim do ano”, comenta.

Os alimentos in natura, que incluem frutas, legumes e verduras, continuam sendo um dos principais fatores de alívio na inflação dos supermercados. Em setembro, o segmento registrou deflação de 5,16%, acumulando queda de 5,34% no ano e de 7,20% nos últimos 12 meses.

“Essas quedas têm feito diferença no dia a dia. O consumidor já percebe que a conta do supermercado está pesando um pouco menos”, complementa o diretor.

Sobre a APAS – Com 54 anos, a APAS - Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade.  A entidade possui 3 distritais na capital paulista e 13 regionais distribuídas estrategicamente. A APAS conta com mais de 27 mil estabelecimentos no Estado de SP, responsáveis por 30% do faturamento nacional do setor. O setor supermercadista paulista faturou, em 2024, R$ 328 bilhões — crescimento real de 3% em relação a 2023 — 9,7% do PIB estadual. Os supermercados empregam mais de 669 mil pessoas, com potencial de expansão de mais 34 mil vagas em diferentes funções.

Fonte: GBR Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...