A temporada de compras mais esperada do ano se aproxima. Quem sai à frente é a Black Friday e, logo depois, o período de Natal. Para orientar os consumidores a aproveitarem o período promocional com tranquilidade e segurança financeira, o Sicoob destaca quanto à necessidade de considerar, no ato das compras, conceitos básicos de educação financeira, como controle de gastos e objetivos definidos. Uma pesquisa recente de intenção de compra mostra que 70% dos consumidores já se preparam financeiramente para a Black Friday.
"Quando o consumo deixa de ser uma escolha planejada e vira uma reação de impulso, os meses seguintes podem ficar comprometidos. O papel do Sicoob, enquanto instituição financeira, é orientar para que as pessoas aproveitem as oportunidades sem abrir mão da saúde financeira", destaca Eduardo Trigueiro, educador Financeiro do Sicoob.
Para aproveitar o período sem comprometer o orçamento, o educador financeiro do Sicoob destaca algumas práticas que podem fazer a diferença na hora das compras:
- Planeje com antecedência e liste os presentes e itens realmente necessários;
- Defina um limite de gastos e respeite-o. Parcelamentos longos e custos acumulados podem pesar lá na frente, especialmente em janeiro;
- Pesquise e compare: preços variam bastante entre lojas e ao longo do mês;
- Evite compras por impulso por receio de perder o desconto e adquira somente o que atende uma necessidade real.
O educador financeiro do Sicoob recomenda ainda, a utilizar o período de promoção como parte de uma estratégia para as compras de Natal. "A Black Friday é uma oportunidade de aproveitar as promoções para antecipar aquisições de forma consciente. Dessa maneira, o consumidor consegue diluir o impacto financeiro, evitar gastos de última hora e manter o controle do orçamento durante todo o fim de ano", orienta Trigueiro.
Para facilitar a organização financeira, o Sicoob oferece soluções que acompanham os consumidores durante a jornada de compras. No app Sicoob, é possível monitorar gastos em tempo real, simular compras, controlar limites e acompanhar parcelamentos. A cooperativa também disponibiliza o Cartão Sicoob, que oferece opções de crédito com condições atrativas e benefícios no programa Coopera, que permite acumular pontos e resgatar recompensas. Já produtos como conta poupança e opções de investimento ajudam a manter as metas financeiras mesmo em períodos de maior consumo.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9,1 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Fonte: Approach Comunicação
![]() |


