A contagem regressiva começou. A partir de 1º de janeiro de 2026, empresas que não estiverem com seus sistemas de gestão e processos atualizados para atender às novas exigências da Reforma Tributária poderão ter sérios prejuízos — inclusive a impossibilidade de emitir nota fiscal eletrônica.
 
A mudança exige atenção especial do setor produtivo, especialmente das pequenas e médias empresas do interior, que ainda não iniciaram o processo de adequação. Para a TOTVS Oeste, unidade regional da maior empresa de tecnologia do Brasil, o momento é de orientação e ação estratégica.
 
"A Reforma Tributária não é só um tema contábil ou jurídico. Ela atinge o coração operacional das empresas. Quem não adaptar seus sistemas e processos até o final de 2025 corre o risco de simplesmente não operar", alerta Marco Beltrame, diretor-executivo da TOTVS Oeste.
 
 
As mudanças incluem a criação de novos tributos (como o IBS e CBS), a unificação de impostos e um modelo de apuração e recolhimento muito mais digital e rigoroso. Para atender essas exigências, será necessário contar com sistemas de gestão atualizados, conectados ao Fisco e preparados para os novos layouts de nota fiscal e obrigações acessórias.
 
A TOTVS já iniciou o processo de atualização dos seus ERPs e soluções fiscais, com suporte técnico e consultivo oferecido pela TOTVS Oeste a mais de 2 mil empresas da região. Segundo Beltrame, a tecnologia será essencial para garantir conformidade, evitar multas e manter a operação das empresas fluindo normalmente a partir de 2026.
 
"O tempo parece distante, mas a complexidade da transição exige que os empresários comecem agora. Estamos ao lado deles para garantir que essa mudança seja uma oportunidade de reorganização tributária e não uma dor de cabeça no início do ano que vem", reforça.
 
Sobre a TOTVS Oeste 
Unidade franqueada da TOTVS S.A, líder absoluta em sistemas e plataformas para negócios no Brasil, a TOTVS Oeste mantém conexões comerciais com aproximadamente 2 mil organizações. Com uma diversificada gama de soluções tecnológicas, a empresa atua em dois terços do interior de São Paulo, todo o estado do Mato Grosso do Sul e grande parte do Paraná. Além disso, a TOTVS Oeste marca presença internacional, atendendo o Paraguai e a Bolívia.
 
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

 

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...