A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, via Fundo Municipal de Meio Ambiente, promoveu curso de operador de drone para capacitar profissionais que atuam na fiscalização ambiental e no suporte a serviços essenciais no município. A formação foi oferecida a membros da Guarda Civil Municipal, representados pela Patrulha Ambiental e Defesa Civil, além de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Policiais Ambientais que integram a atividade delegada no município.

Os drones são ferramentas fundamentais para o monitoramento e a fiscalização de diferentes áreas, incluindo o combate ao descarte irregular de resíduos, desmatamentos, identificação de áreas com possíveis criadouros do mosquito da dengue e apoio em ações de planejamento de plantio e serviços de zeladoria. Além disso, os equipamentos são indispensáveis no monitoramento de áreas afetadas por incêndios, ampliando a eficiência e segurança das operações.

O curso seguiu as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que exige a capacitação de operadores como requisito obrigatório para o uso profissional de drones no Brasil. O investimento foi realizado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, gerido pela Prefeitura e pelo Conselho de Meio Ambiente, reafirmando o compromisso com a modernização das ferramentas de fiscalização e preservação ambiental.

Com a capacitação, o município amplia sua capacidade de monitorar, prevenir e atuar em situações críticas, utilizando tecnologia de ponta para garantir um ambiente mais seguro e sustentável para todos.

Fonte: Kátia Müller - Prefeitura de Catanduva

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...