A cidade aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) lançada em 5 de junho de 2024.

O objetivo do pacto é superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar a oferta de matrículas na EJA nos sistemas públicos de ensino, incluindo estudantes privados de liberdade, além de aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

Em Catanduva, a Rede Municipal de Educação já desenvolve diversas ações voltadas à inclusão educacional dessa população. A EJA é oferecida para jovens e adultos de qualquer idade que não tiveram acesso à Educação Básica no período regular. O Ensino Fundamental, tanto nos anos iniciais quanto nos finais, é ministrado no período noturno na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Graciema Ramos da Silva, localizada na Rua Antônio Zancaner, 300, no Loteamento Solo Sagrado. Para ingressar nessa modalidade, é necessário ter pelo menos 15 anos completos. Já o Ensino Médio na EJA é oferecido nas escolas estaduais.

O grande diferencial da EJA em Catanduva é que as matrículas estão abertas durante todo o ano, sem período limitado de inscrições. Além disso, a Rede Municipal oferece passe escolar para os estudantes regularmente matriculados e frequentes, garantindo o acesso à educação de forma facilitada.

Essa iniciativa reforça o compromisso do município em ampliar oportunidades educacionais e resgatar aqueles que ficaram fora da escola, proporcionando novas perspectivas de vida para jovens e adultos da cidade.

Mais ações pela Educação

Além da adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, Catanduva segue investindo em parcerias para fortalecer a educação no município.

Programa Beneficente Criança Cidadão do Futuro: Renovação do Termo de Fomento no valor de R$ 480.000,00 para oferecer serviços de capacitação profissional a jovens na faixa etária de 12 a 18 anos, inserindo-os no mercado de trabalho e proporcionando acompanhamento profissional de aprendizes. Além disso, a Prefeitura mantém um Termo de Cooperação para garantir o transporte dos alunos do programa.

Associação Lar da Criança Creche Lola Zancaner: Renovação da parceria voltada para o oferecimento da Educação Infantil por meio de um Termo de Cooperação. Nesse caso, a Prefeitura é responsável pela equipe docente, alimentação, uniforme, material didático, produtos de limpeza e um gestor escolar que atua em parceria com a creche. A vinculação da Creche Lola Zancaner é com a EMEI Cênica Bochi.

Com essas ações, Catanduva reafirma seu compromisso com a educação, garantindo acesso, permanência e qualidade no ensino para crianças, jovens e adultos.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...