A cidade aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) lançada em 5 de junho de 2024.

O objetivo do pacto é superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar a oferta de matrículas na EJA nos sistemas públicos de ensino, incluindo estudantes privados de liberdade, além de aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

Em Catanduva, a Rede Municipal de Educação já desenvolve diversas ações voltadas à inclusão educacional dessa população. A EJA é oferecida para jovens e adultos de qualquer idade que não tiveram acesso à Educação Básica no período regular. O Ensino Fundamental, tanto nos anos iniciais quanto nos finais, é ministrado no período noturno na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Graciema Ramos da Silva, localizada na Rua Antônio Zancaner, 300, no Loteamento Solo Sagrado. Para ingressar nessa modalidade, é necessário ter pelo menos 15 anos completos. Já o Ensino Médio na EJA é oferecido nas escolas estaduais.

O grande diferencial da EJA em Catanduva é que as matrículas estão abertas durante todo o ano, sem período limitado de inscrições. Além disso, a Rede Municipal oferece passe escolar para os estudantes regularmente matriculados e frequentes, garantindo o acesso à educação de forma facilitada.

Essa iniciativa reforça o compromisso do município em ampliar oportunidades educacionais e resgatar aqueles que ficaram fora da escola, proporcionando novas perspectivas de vida para jovens e adultos da cidade.

Mais ações pela Educação

Além da adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, Catanduva segue investindo em parcerias para fortalecer a educação no município.

Programa Beneficente Criança Cidadão do Futuro: Renovação do Termo de Fomento no valor de R$ 480.000,00 para oferecer serviços de capacitação profissional a jovens na faixa etária de 12 a 18 anos, inserindo-os no mercado de trabalho e proporcionando acompanhamento profissional de aprendizes. Além disso, a Prefeitura mantém um Termo de Cooperação para garantir o transporte dos alunos do programa.

Associação Lar da Criança Creche Lola Zancaner: Renovação da parceria voltada para o oferecimento da Educação Infantil por meio de um Termo de Cooperação. Nesse caso, a Prefeitura é responsável pela equipe docente, alimentação, uniforme, material didático, produtos de limpeza e um gestor escolar que atua em parceria com a creche. A vinculação da Creche Lola Zancaner é com a EMEI Cênica Bochi.

Com essas ações, Catanduva reafirma seu compromisso com a educação, garantindo acesso, permanência e qualidade no ensino para crianças, jovens e adultos.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Cientista da Famerp recebe reconhecimento internacional e figura entre os cientistas brasileiros mais influentes

Leia mais...

Motorista é Socorrido em Estado Grave Após Capotamento em Rodovia de Catanduva

Leia mais...

Olímpia é finalista nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes

Leia mais...

Vereador Manoel Gol de Ouro representou o Legislativo em evento da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Leia mais...

Catanduva será sede da 1ª Feira Regional de Turismo do interior paulista

Leia mais...

De olho na meteorologia, Energisa alinha estratégias para atuação das equipes em mais um fim de semana chuvoso

Leia mais...