Escola Técnica Estadual Professora Marinês Teodoro de Freitas Almeida em Novo Horizonte (SP). — Foto: Reprodução

Com 75 alunos, a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, em Novo Horizonte (SP), registrou 90 aprovações em diversos vestibulares entre os formados de 2024.

O índice superou as expectativas dos educadores. Muitos dos estudantes realizaram o sonho de ingressar em uma instituição de ensino superior graças ao bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também no Provão Paulista Seriado.

Áreas bastante concorridas estão entre os cursos escolhidos pelos aprovados neste ano, como medicina, direito, engenharia e tecnologia da informação, além de diversas outras carreiras em ciências exatas, biológicas, sociais aplicadas, agrárias e linguagens.

Para o professor Abner Fortunato, coordenador pedagógico da unidade, o sucesso é resultado de uma preparação intensa e da união entre escola e aluno.

“Na Etec de Novo Horizonte, promovemos uma imersão dos alunos no universo do ensino superior desde o começo, com simulados e projetos que despertem o interesse para aprender”, revela

Thainá Rice Scaldelai, de 17 anos, é uma das aprovadas e comemora a conquista no curso de medicina veterinária. A estudante, que sempre teve uma paixão por animais, vê na aprovação uma realização pessoal.

“O vestibular é uma prova de resistência, e saber que fui aprovada é muito gratificante, porque sei que todo o esforço valeu a pena”, comenta.

Ela destaca a importância de conciliar a rotina de estudos e o tempo pessoal, apontando que esse foi o maior desafio do ensino médio integrado ao técnico.

“Conciliar o tempo para estudar e o tempo pessoal foi uma das maiores dificuldades, pois o vestibular exige muito conhecimento. A Etec foi fundamental para minha aprovação, tanto pelo apoio dos professores quanto pela estrutura oferecida”, afirma.

A diretora da Etec, Juliana Tavares, enfatiza o significado desse feito para a instituição.

“Para nós, essas aprovações são grandes vitórias, pois, além de vermos nosso trabalho refletido em cada aprovação, a satisfação de contribuir para as oportunidades que cada aluno conquistou motiva nosso trabalho e nossa convicção em um ensino público comprometido”, afirma.

Juliana também destacou a importância do preparo para vestibulares e exames como o Enem.

“Semanalmente aplicamos provas voltadas para o Enem e os principais vestibulares, com o intuito de também diminuir a ansiedade e o estresse gerado nesse momento", explica.

A parceria entre professores, alunos e famílias também é um pilar fundamental para o sucesso, segundo ela.

“Sempre digo que, se dermos as mãos e confiarmos uns nos outros, teremos muito mais a contribuir para o aprendizado dos nossos jovens e com o crescimento pessoal de cada um ao final do ensino médio”, conclui a diretora.

Fonte: G1 RioPreto

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...