O aluno Gabriel Okida, do 4º ano do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA, participou do XV Fórum Nacional de Ensino Médico, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nos dias 31 de julho e 1º de agosto. O evento reuniu representantes de instituições de ensino de todo o país para debater, ao longo de dois dias, temas fundamentais relacionados à formação médica no Brasil. Entre os principais assuntos discutidos estiveram as diretrizes curriculares, o processo de residência médica, as competências exigidas dos futuros profissionais e o perfil do médico no século XXI. As discussões buscaram contribuir para o aprimoramento da formação médica, com foco na qualificação, responsabilidade e alinhamento às necessidades da sociedade brasileira.

Um dos destaques do fórum foi a ênfase na criação de um exame nacional de proficiência com qualidade e profundidade, que vá além de avaliações básicas e contribua efetivamente para garantir a excelência na prática médica e a segurança da população.

Gabriel Okida, que também é presidente da AEMED Brasil (Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil) e membro da Comissão de Ensino Médico do CFM, participou da mesa de encerramento como secretário. A mesa teve como tema "O perfil do médico do futuro" e contou com a presença de representantes das entidades federadas.

Durante o evento, Okida destacou o papel dos estudantes no fortalecimento da formação médica nacional. "Juntos, seguimos na construção de uma formação médica mais sólida, responsável e comprometida com a saúde da população brasileira", afirmou.

O Fórum Nacional de Ensino Médico é promovido anualmente pelo CFM com o objetivo de reunir especialistas, docentes, estudantes e gestores para refletir e propor melhorias na educação médica no país.

Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves - Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...