A Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com os cursinhos populares Atlas, Episteme e Vitoriano, e com a comissão sociocultural d'O Inter Rio Preto 2025, promove a 1ª Feira de Profissões da Unesp de São José do Rio Preto, no dia 18 de agosto de 2025, no campus do IBILCE/Unesp. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível.
Voltado especialmente a estudantes da rede pública de ensino da cidade e região, o evento terá uma programação intensa, com palestras, estandes interativos e oficinas sobre dezenas de cursos da Unesp. A proposta é ampliar o acesso à informação sobre o ensino superior público e apresentar os diferentes formatos de ingresso, isenção de taxas, políticas de permanência e projetos de acolhimento da universidade.
"A feira é uma oportunidade concreta de apresentar a universidade pública de maneira acessível e acolhedora, incentivando os jovens a reconhecerem que este espaço também lhes pertence — e que eles podem, sim, ser estudantes da Unesp.", destaca Helena Salla, responsável pela organização do evento.
Destaques da programação do evento:
- Palestras sobre os cursos mais procurados por estudantes: medicina, engenharia, psicologia, direito, biológicas, letras, comunicação, entre outros.
- Estandes de outros campi da Unesp, por exemplo, Araraquara, Botucatu, Franca e Ourinhos.
- Informações detalhadas sobre os vestibulares, políticas de permanência e de inclusão, bolsas e outros auxílios estudantis.
- Participação ativa dos cursinhos populares da Unesp (Atlas, Episteme e Vitoriano), que oferecem educação gratuita e preparatória para jovens de baixa renda.
Sobre os cursinhos populares do IBILCE/Unesp
Os cursinhos Atlas, Vitoriano e Episteme são iniciativas de extensão universitária da Unesp voltadas ao ensino pré-vestibular gratuito, direcionado a jovens e adultos oriundos de escolas públicas. Os projetos atuam com centenas de alunos anualmente, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior e o fortalecimento do compromisso social da universidade.
Serviço:
📍 1ª Feira de Profissões da Unesp – São José do Rio Preto
📅 18 de agosto de 2025
🕘 Horário: 08:00 - 22:00
📌 Local: Campus IBILCE/Unesp – São José do Rio Preto
🎟️Entrada gratuita (doação voluntária de 1kg de alimento)
📲 Inscrições online para grupos escolares - através do formulário https://forms.gle/NjRoZRBYZXL9iNxaA
Fonte: Jerryer Nunes - GRV Assessoria
![]() |


