Com a participação de pais de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Catanduva deu continuidade, no dia 1º de outubro, ao 'Projeto Escola de Pais: Educar para Crescer – Colégio e Família Conectados para a Vida', desta vez com o tema "Setembro Amarelo: Cuidar das emoções também é amor", conduzido pela psicóloga da instituição, Débora Regiana Garcia.

Durante a palestra, Débora convidou os pais a refletirem sobre a importância de abordar a saúde mental de forma responsável, não apenas no ambiente escolar, mas também no convívio familiar. Ela destacou a necessidade de criar espaços de escuta e pertencimento para os estudantes, identificar situações de risco e encaminhá-las de maneira adequada, reforçando o papel da família na promoção da saúde emocional dos filhos.

Os tópicos discutidos foram: o que é o Setembro Amarelo, como trabalhar a saúde mental nas escolas, o papel do professor e da instituição na prevenção, além de propostas de campanhas e projetos que incentivem a valorização da vida. Também foi apresentada a iniciativa 'Conviver e Integrar', voltada à educação socioemocional nas escolas.

Durante as atividades do Projeto de Vida, estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizaram pesquisas, diálogos e a construção coletiva de cartazes ilustrativos. Após a elaboração do material, com mediação da psicóloga, os alunos apresentaram o conteúdo em diferentes salas de aula, compartilhando as informações com colegas, professores e colaboradores. A ação alcançou aproximadamente 524 crianças e adolescentes, além de 60 colaboradores e docentes.

Para a diretora pedagógica do Colégio Catanduva, Profa. Ma. Fabiana Fiorim Checconi, a ação fortalece a parceria entre instituição e famílias. "Nossa intenção é trocar vivências e receber orientações para que possamos, juntos, colégio e família, orientar e conscientizar crianças e adolescentes a terem saúde mental equilibrada e um ambiente saudável dentro e fora da escola", destacou.

O Projeto Escola de Pais – Educar para Crescer conta com a participação de especialistas das áreas de educação, psicologia e saúde. "Compromisso da instituição para a formação integral, pautada no conhecimento acadêmico e no cuidado socioemocional", ressaltou a diretora.

Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves- Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...