Mesmo durante a pandemia, os alunos Maple Bear, rede de escolas bilíngues com metodologia canadense, mantiveram a paixão pelos estudos e conquistaram destaque em duas olimpíadas educacionais nacionais e uma internacional, nas áreas de Ciências, Matemática e História. As competições foram realizadas todas de forma online e, embora tenham contado com a orientação e supervisão de professores, demandaram ainda mais esforço e disciplina por parte dos alunos. Um dos vencedores é o estudante Bruno Bonin Krug, da Maple Bear Alphaville (Grande São Paulo). O jovem, de 15 anos, levou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), uma das principais competições estudantis da área. A iniciativa, desenvolvida de forma 100% online por meio de provas, também premiou o aluno Heiki Saga Koike da mesma escola, que conquistou a medalha de bronze.

A ONC se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental, integrando o Programa Ciência na Escola. É promovida pelas sociedades científicas: SBF (Sociedade Brasileira de Física), ABQ (Associação Brasileira de Química), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Segundo Bruno, a área científica sempre lhe chamou a atenção. "Quando comecei estava um pouco tenso, achei a segunda fase bem mais complicada que a primeira, e fiquei surpreso com o resultado. Com todo o estudo entendo que tudo o que fazemos pode ser analisado através da ciência, pois existem átomos em todos os lugares, ângulos, resistências etc. Gosto de entender essa relação e perceber o quanto de ciência existe por trás das coisas", comenta o adolescente que participa desde pequeno deste tipo de olimpíada.

Na Maple Bear Alphaville, as Ciências da Natureza são trabalhadas por meio da experimentação, coleta e análise de dados, literatura científica e conexões com o dia a dia dos estudantes. "A Ciência é importante para compreendermos o mundo ao nosso redor, desenvolvermos o questionamento e a solução de problemas, acompanharmos os avanços científicos e tecnológicos nas diferentes áreas para tomarmos decisões informadas e conscientes que favoreçam nossa saúde, bem-estar, e a utilização de recursos naturais de maneira mais sustentável", explica Ana Carolina Lourenço, professora orientadora dos estudantes da Maple Bear na olimpíada.

E não é somente de Ciências que vivem os alunos da Maple Bear, o que comprova que a metodologia canadense prepara os alunos para os mais diversos desafios. A escola de Natal (RN) conquistou medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Canguru de Matemática, uma competição internacional anual para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A participação na competição foi opcional, no entanto, mais de 50% dos alunos da escola realizaram a prova, que foi aplicada em língua inglesa. Receberam medalhas os estudantes Laura Medeiros (ouro), Ricardo de Medeiros e Henrique Matheus Moreira (prata), Izabela Mendes, Pedro Medeiros e Júlio Chaves (bronze). Além disso, 11 alunos foram agraciados com medalhas de honra ao mérito.

Para Alex Alvarez, professor de matemática do 5º e 8º anos, a prova é bastante interessante, pois por meio dela os alunos lidam com todos os eixos matemáticos, principalmente com raciocínio lógico. Sobre o resultado, ele avalia: "Excelente. É o resultado de uma preparação de anos que eles vêm tendo dentro da escola para entender os procedimentos matemáticos. A participação faz engajar os alunos no aprendizado, pois eles colocam em prática o que aprendem em sala de aula".

A Maple Bear Natal também participa da Olimpíada Nacional de História do Brasil, que é um projeto de extensão da UNICAMP, já tendo chegado a última fase. Os alunos Theo Bessa, André Bessa e Gabriel Diniz participarão das fases seguintes representando a escola. Para o orientador Jefferson Heitor, professor do 6º ao 8º ano, "o mais interessante é que a Olimpíada proporciona um estudo crítico da História do Brasil, o que soma muito no processo de ensino e aprendizagem".

Sobre a Maple Bear

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com 557 escolas em 30 países, atendendo mais de 38 mil alunos, a Maple Bear Canadian School é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do planeta. Ministrada em um ambiente seguro e estimulante e com uma abordagem multicultural e centrada no aluno, a metodologia Maple Bear desenvolve a curiosidade, a imaginação, a experimentação e a descoberta, despertando nos alunos uma verdadeira paixão por aprender ao longo de toda a vida. Presente em todos os estados brasileiros e com 159 escolas, a Maple Bear é também parte das operações do Grupo SEB - um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...