A Prefeitura de Catanduva e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Catanduva, começam a utilizar nesta terça-feira, dia 21, um aplicativo que mostra as interdições do trânsito da cidade em tempo real. O projeto piloto, no período de 6 meses, será direcionado ao Samu e ao Corpo de Bombeiros.

O sistema foi desenvolvido pelos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal: Gilmar Revejes, Bruno Sartori e Matheus Quessada, com a supervisão dos professores Douglas Lieira, Luis Nakamura e Marco Colombo da Silva, sob coordenação do professor Rodolfo Ipolito Meneguette.

O app exibe o mapa da cidade com os pontos de interdição, destacados em vermelho, com início e final do bloqueio. As datas e períodos também estão na base de dados, que visa otimizar o tempo de percurso, com um transporte inteligente até a Upa ou o hospital, por exemplo, no atendimento às vítimas de acidentes.

A atualização das intervenções feitas na cidade será lançada diariamente pela equipe da Prefeitura e da Saec. Como forma de alerta, a cada novo bloqueio, um email é disparado aos órgãos cadastrados. Para facilitar a visualização, Samu e Bombeiros instalaram monitores em suas sedes, com atualização em tempo real.

Numa próxima etapa, a ideia é que o app seja utilizado por outros setores, como Guarda Civil Municipal, rede de ambulâncias, transporte coletivo e Polícia Militar. Se tudo correr bem, a liberação para uso dos munícipes será a última fase do projeto.

Reunião

Em reunião promovida pelo Instituto Federal, no mês passado, o aplicativo foi apresentado a representantes do Corpo de Bombeiros, Samu Regional, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) e Polícia Militar. No encontro foram definidas melhorias, o projeto piloto e as etapas de implantação.

Imagem: Reprodução/Aplicativo

Foto: Comunicação/Prefeitura

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...