Comandada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), diversos estados e municípios irão sediar o Festival Paralímpico 2025. Em Rio Preto, a iniciativa foi realizada através do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. No dia 14 de junho, crianças e adultos de até 23 anos, com ou sem deficiência, puderam participar de partidas de basquete, vôlei, bocha e atletismo, todas adaptadas para inclusão de pessoas com deficiência.

O evento teve como objetivo promover a experimentação esportiva de maneira lúdica, recreativa e adaptada, incentivando a participação de crianças com e sem deficiência. Além disso, a iniciativa buscou difundir o Movimento Paralímpico em todo o país, com atividades realizadas em todas as unidades federativas do Brasil.

Tatiane Clementino, coordenadora do Lucy Montoro destaca o valor do esporte no processo de reabilitação dos pacientes. "O Lucy Montoro implementou a prática de esporte adaptado dentro do processo de reabilitação e é importante para pensarmos no retorno desse paciente à comunidade. O esporte vem para auxiliar nesse pós reabilitação, como forma de lazer, socialização, integração social e desenvolvimento do esporte profissional. Muitos dos nossos pacientes participam de campeonato, ganham medalhas, mostrando que o esporte vem para agregar esse processo na vida deles e na comunidade", disse

Já Octávio Marques, educador físico, ressalta a importância da integração de pessoas com e sem deficiência através da prática esportiva. "O Festival Paralímpico é um espaço aberto para trazer toda a comunidade para praticar atividades em conjunto entre as pessoas que têm deficiência com aqueles que não possuem. Esse evento acontece todos os anos, duas vezes por ano, e o intuito é justamente essa integração que não aconteceria normalmente na sociedade, mas se faz presente nas nossas quadras", ressalta.

Desde 2019, o Instituto Lucy Montoro vem se consolidando como um centro de excelência na formação de atletas com deficiência. O projeto esportivo da instituição já formou mais de 20 atletas para os Jogos Escolares, além de preparar atletas nas modalidades de atletismo (20), natação (10), bocha (6), tênis de quadra (5) e tênis de mesa (8). O Lucy Montoro atende, mensalmente, cerca de 100 pessoas com deficiência, proporcionando a essas pessoas a oportunidade de superação e inclusão por meio do esporte.

Exemplo de inclusão e mudança de vida, o paciente Ícaro Almeida, de 16 anos, passa por reabilitação no Lucy e comenta como o esporte ajuda no seu dia a dia. "Atualmente faço basquete e tênis. O esporte mudou muito minha vida, minha rotina, porque ficava muito tempo dentro de casa. Essas práticas mudaram minha maneira de ser. Comecei a pensar que eu posso fazer qualquer coisa, nada é impossível. Hoje sou mais independente, faço mais atividades, consegui focar mais nos estudos e sou mais ativo graças ao esporte", destaca.

Sobre o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro

O instituto de reabilitação Lucy Montoro conta com 65 profissionais em equipe multidisciplinar com: médico fisiatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, além de técnicos ortésicos que fazem ou adaptam os equipamentos utilizados pelos pacientes.

Nesses 12 anos de atuação, o Lucy realizou 450 mil atendimentos nos mais de 13 mil pacientes que foram triados pela instituição. Além de dispensar mais de 19 mil equipamentos entre órteses, próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas, etc. E somente durante a pandemia da Covid-19, o centro de reabilitação realizou 12.189 teleatendimentos.

Fonte: InterMídia

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...