O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto e o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), desenvolveram o projeto "Emprego Apoiado". A iniciativa tem como objetivo principal preparar e capacitar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

O emprego apoiado é uma abordagem de inserção no mercado de trabalho destinada a pessoas com deficiências ou necessidades específicas que podem precisar de suporte adicional para conseguir e manter um emprego. No projeto, acompanhado pelo Lucy Montoro de Rio Preto, pessoas com deficiência e empresas são conectadas, auxiliando no processo de demanda e procura por vagas.

"O projeto gerou oportunidades para pessoas que já estavam sem expectativa de inclusão no mercado de trabalho e suporte a muitas empresas que não estavam conseguindo cumprir as exigências regulamentada. Promovendo assim ambientes de trabalho mais inclusivos e acessíveis, promovendo oportunidades para todos, independentemente das suas necessidades específicas", cita a diretora do Lucy Montoro de Rio Preto, Dra. Regina Chueire.

De 2022 a 2024, o projeto possibilitou a contratação de 65 pessoas com deficiência por empresas renomadas da região de Rio Preto. Além de promover o encontro de pessoas e empresas, o projeto também atua na qualificação de profissionais. Nesses dois anos, o projeto realizou 81.528 atendimentos em cursos de informática, costura, artes, telemarketing e marcenaria.

"Nosso projeto desempenha um papel essencial na preparação de profissionais para atuar em diversos nichos do mercado de trabalho. Ao fornecer as ferramentas e oportunidades necessárias, contribuímos para a redução das taxas de desemprego entre pessoas com deficiência, garantindo que elas tenham acesso a oportunidades de trabalho que poderiam não estar disponíveis de outra forma", relata a diretora.

O Projeto emprego apoiado da FUNFARME/Lucy Montoro, além da inserção e acompanhamento ao mercado de trabalho por uma equipe técnica composto por: Assistente social, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, proporcionava também cursos de capacitação com instrutores de Arte, Costura, Marcenaria, Informática e Telemarketing, trazendo ainda mais apoio e segurança a Pessoa com Deficiência

Fonte: Hospital de Base

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...