As novas medidas entrarão em vigor a partir de quinta-feira (19) e foram tomadas para enfrentar “a pior seca dos últimos 61 anos e para gerir de forma responsável o nosso sistema elétrico”, explicou a presidência da República, em um comunicado de imprensa.

Na próxima semana, a energia será cortada a partir das 22 horas durante oito horas, de segunda a quinta-feira. A determinação foi necessária porque a seca tem baixado o nível dos reservatórios de várias centrais hidrelétricas, que são a principal fonte de energia do país.

“Os horários para estes cortes foram definidos com o objetivo de penalizar o mínimo possível as atividades produtivas e a jornada de trabalho”, sublinhou a presidência.

O governo também vai impor o home office no setor público na quinta e na sexta-feira (20) desta semana e da próxima.

Manutenção do sistema

Um apagão nacional com duração de oito horas, a partir das 22h desta quarta-feira (18), já havia sido anunciado para a realização de uma “manutenção preventiva” do sistema de transmissão de energia do país. Esta interrupção do fornecimento de eletricidade será acompanhada de um toque de recolher como medida de segurança, anunciou a ministra do Interior, Monica Palencia, neste país sul-americano assolado pela violência de gangues.

Devido à crise hídrica, o Equador já teve de impor um racionamento de energia eléctrica de até 13 horas por dia, em abril.

O país enfrenta um déficit energético de cerca de 1.000 megawatts, dos quais pelo menos 100 megawatts deverão ser cobertos por uma barcaça de produção de energia térmica que o governo pretende alugar.

Fonte: RFI

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Polícia Civil conclui investigação e prende novamente líder de organização que movimentou R$ 13 mi

Leia mais...

Propondo amor como resistência, edição especial de 'Sarau Versos que Te Fiz' ecoa potência e alegria da negritude

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...

Diploma "Prof.ª Maria José Bellíssimo Ferrisse" será entregue nesta sexta-feira (17); Gleison Begalli é o autor da homenagem

Leia mais...