Embora a geração Z — jovens de 16 a 24 anos — demonstre crescente preocupação com o meio ambiente, a prática de separar o lixo para reciclagem ainda é menor entre eles do que entre pessoas mais velhas, segundo pesquisa inédita da Nexus encomendada pelo Sindiplast.

O levantamento mostra que 62% dos jovens afirmam separar resíduos recicláveis, percentual inferior ao registrado entre idosos, que chega a 78%. Nas faixas intermediárias, de 25 a 40 anos e de 41 a 59 anos, os índices são de 63% e 72%, respectivamente, indicando que a reciclagem é mais comum entre adultos mais velhos.

Entre os principais desafios apontados estão a falta de informação (28%) e a ausência de coleta seletiva nos bairros onde vivem (17%).

Para Paulo Teixeira, diretor-superintendente do Sindiplast, os resultados indicam que campanhas educativas e melhorias na infraestrutura de coleta são fundamentais para que a geração mais conectada e engajada com causas sociais também lidere a mudança nos hábitos ambientais.

Metodologia
A Pesquisa da Nexus, a pedido do Sindiplast, foi feita em março, por telefone, com 2.009 pessoas a partir de 16 anos, nos 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Giusti / FSB Holding

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...