Institutos meteorológicos preveem mais um fim de semana chuvoso na região. Além de chuvas intensas a partir da tarde desta sexta-feira (17), em algumas localidades são esperadas rajadas de ventos que podem ultrapassar 60 km/h. Por esse motivo, a Energisa Sul-Sudeste antecipou o alerta e colocou de prontidão equipes operacionais, técnicas e administrativas para atuarem imediatamente caso as previsões climatológicas venham causar impactos à rede elétrica.
 
As previsões analisadas pela Energisa Sul-Sudeste incluem cenários nas regiões de Presidente Prudente, Assis, Tupã, Catanduva, Bragança Paulista e sul de Minas Gerais.
 
De acordo com o coordenador do Centro de Operação Integrado (COI), Mauricio Arantes, a concessionária vem trabalhando com um plano emergencial de atendimento que visa, principalmente, antecipar as ações para responder mais rapidamente às demandas relacionadas aos possíveis danos que as chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas possam causar à rede de energia, impactando o fornecimento de energia.
"Além de preparar todo o nosso time, equipamentos e materiais, também aproveitamos para enfatizar as orientações de segurança à comunidade, eliminando os riscos de acidentes elétricos dentro e fora de casa".
 
Como parte das orientações, a Energisa reforça que para evitar prejuízos decorrentes de descargas atmosféricas, é importante desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas. Durante as tempestades, a alta incidência de raios pode provocar a interrupção do fornecimento de energia e, consequentemente, danos aos equipamentos.
"Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada. Também evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras", acrescenta.
 
Deixe para carregar o celular em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios. E, se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e não fique a céu aberto, já que os raios são atraídos por pontos altos e, dependendo de onde a pessoa estiver, ela pode se tornar esse ponto alto.  
 
"Se encontrar cabos partidos na rua, não se aproxime em hipótese alguma, pois não é possível saber se o cabo está ou não energizado.  Caso o cabo partido caia sobre o seu veículo, permaneça dentro do veículo e acione a Energisa", completa Mauricio.
 
Para falar com a Energisa, acione os canais de atendimento: Call Center – 0800 70 10 326; Gisa - (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp); ou aplicativo Energisa On.
 
Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...