A Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa de cana no país, e a Embrapa, empresa pública que gera soluções tecnológicas para a agropecuária, firmaram uma parceria para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O contrato consiste no fornecimento de energia para a AgriZone, área instalada na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, localizada a menos de 2 quilômetros da Blue Zone e Green Zone, espaços oficiais da COP30.
 
Além da parceria durante os 11 dias da COP, a Tereos doará energia elétrica renovável, gerada a partir da biomassa da cana, à Embrapa Amazônia Oriental, sede da entidade, localizada em Belém/PA, por dois anos. A energia doada apoiará a Embrapa no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas focadas no aumento da produção de forma sustentável, na infraestrutura de campo para estudos e pesquisas agropecuárias, entre outras ações promovidas pelo local para ampliar a sustentabilidade no setor agropecuário.
 
"Estamos felizes em anunciar essa importante parceria, que reforça nosso papel na diversificação da matriz energética brasileira e na adoção de soluções mais sustentáveis em grandes eventos. A Embrapa é uma entidade reconhecida mundialmente e comprometida com ações que promovem a descarbonização no nosso setor. Essa união é mais um passo importante dentro da nossa estratégia e reflete nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções que beneficiem o meio ambiente e a sociedade" comenta Felipe Mendes, diretor de sustentabilidade, novos negócios e relações institucionais da Tereos.
 
AgriZone é uma vitrine de inovação e sustentabilidade que reúne tecnologias voltadas à produção de alimentos de baixo carbono, à adaptação às mudanças climáticas e à segurança alimentar global, reunindo espaços para as tecnologias, produtos e discussões que envolvem o agronegócio brasileiro.
 
A Tereos também terá uma importante atuação na AgriZone, onde participará de painéis reforçando a importância e caminhos para a redução de emissões e a promoção da sustentabilidade em toda a cadeia de valor, detalhando como seus compromissos ambiciosos de descarbonização estão sendo traduzidos em ações concretas e resultados mensuráveis, alinhados às melhores práticas globais, como o SBTi.
 
 
Caminhos para descarbonização do agronegócio
 
Reafirmando seu compromisso com a economia de baixo carbono, a Tereos coliderou um estudo ao lado do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e mais de 40 entidades e empresas da cadeia agropecuária para mapear oportunidades e estratégias que acelerem a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor já que, atualmente, o agronegócio é responsável por aproximadamente 480 MtCO?e (milhões de toneladas de CO? equivalente) das emissões líquidas nacionais.
 
O estudo apresenta um panorama abrangente sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do setor agropecuário brasileiro e as estratégias para mitigá-las, como sistemas integrados, plantio direto, expansão de pastos de alto vigor, plantio de cobertura e bioinsumos.
 
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 14 países, 38 unidades industriais e o compromisso de 15.600 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2024/25, o Grupo obteve um faturamento de €5,9 bilhões.
 
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
 
Para saber mais, acesse: https://br.tereos.com/pt-pt/ ou https://br.linkedin.com/company/tereos.

Fonte: COMUNIC

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...