A atividade apresenta o origami como uma ferramenta que estimula a imaginação, a concentração e a inovação | Crédito: Divulgação

Símbolo da cultura japonesa e expressão de sensibilidade e foco, o origami chega ao POW Festival em uma das experiências mais aguardadas da programação. A palestra e oficina conduzidas por Marcio Okabe, educador e idealizador do Origami Club, acontecem no sábado, 6 de dezembro, a partir das 13h, no espaço A Fábrica, em Ribeirão Preto. Além disso, o espaço recebe nos dias 6 e 7 uma exposição com origamis de diferentes estilos e técnicas.

O sucesso da edição anterior fez com que a atividade voltasse ao festival em 2025, agora com uma proposta ampliada de experimentação e troca criativa. Engenheiro formado pela Unicamp, Okabe apresenta o origami como uma ferramenta que estimula a imaginação, a concentração e a inovação. O encontro começa com a palestra "Origami para Criatividade", que propõe uma reflexão sobre o papel das artes manuais no desenvolvimento pessoal e na forma de lidar com desafios cotidianos.

Em seguida, o público participa da oficina interativa do Torus de Origami, escultura dobrável que simboliza o fluxo de energia entre natureza e coração humano. A vivência termina com uma introdução à técnica Tessellation, método que utiliza padrões geométricos repetitivos para criar estruturas inspiradas em origamis.

O festival também recebe a "Exposição Origami Club: papel é poesia!", que reúne peças inusitadas que surpreendem pela criatividade e técnica. O espaço contará com origamis gigantes e peças que despertam a curiosidade e estimulam novas formas de expressão. 

"O retorno do origami ao POW reforça o quanto o público se conecta com experiências que estimulam presença e sensibilidade. Na edição anterior, foi uma das ações mais procuradas, não apenas pela curiosidade, mas pela vivência que o origami oferece, com pausa, concentração e criatividade. O festival busca sempre ampliar iniciativas que acolhem e despertam boas sensações", afirma Rodrigo Carlomagno, Head de Projetos Institucionais do Instituto SEB, promotor do evento.

A atividade de origami tem participação gratuita, mediante pré-inscrição* no site powfestival.com.br, que também disponibiliza o acesso geral ao evento.

O POW Festival 2025 acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, no espaço A Fábrica, em Ribeirão Preto, reunindo uma série de vivências criativas, palestras, performances, oficinas, shows musicais, experiências gastronômicas e uma feira criativa que valoriza arte, tecnologia e inovação. 

*A pré-inscrição no site não garante vaga nas atividades. A participação será por ordem de chegada no dia, sem possibilidade de reserva ou guarda de lugar.

Programe-se

POW FESTIVAL – 3ª edição

Data: 6 e 7 de dezembro de 2025

Local: A Fábrica (Rua Mariana Junqueira, 33)

Ingressos*: powfestival.com.br

Idealização: Instituto SEB

*Entrada gratuita mediante ingresso baixado com antecedência
 

Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Brasil Do Lado do Povo Brasileiro

Projeto: "POW Festival - 3ª Edição" é aprovado na Lei de Incentivo à Cultura - Federal: PRONAC 251387


Sobre o POW Festival

Idealizado pelo Instituto SEB e com curadoria da Zupi Live, a mesma empresa responsável pelo Pixel Show, o POW Festival tem como objetivo consolidar Ribeirão Preto como um dos polos criativos mais importantes do país. Para 2025, a meta é ampliar o impacto social, econômico e cultural do evento, fortalecendo parcerias e impulsionando o ecossistema local de inovação e economia criativa unindo arte, tecnologia, interatividade, gastronomia, música e cultura digital em dois dias de experiências intensas.

Fonte: Phábrica de Ideias

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...