O Chile tem se consolidado cada vez mais no universo cervejeiro, sediando diversas competições que visam enaltecer empresas do mundo todo, como é o caso da BioBío Beer Cup. Recentemente saiu o resultado da segunda edição do concurso, conhecido como a maior competição de cerveja do sul do Chile, promovida de Biobío para todo o Cone Sul. A edição deste ano contou com mais de 300 cervejarias inscritas de diferentes países, sendo que elas foram avaliadas por um júri especializado com representantes dos Estados Unidos, México, Argentina, Peru e Brasil.

Os jurados participaram de uma avaliação às cegas, sendo que as cervejas que foram melhor avaliadas foram contempladas com medalhas de ouro, bronze eprata. O Brasil teve entre os seus representantes a cervejaria Ashby, que foi criada em 1993 na região de Amparo, interior de São Paulo. Ela foi contemplada com uma medalha de bronze e outra medalha de prata.

“Iniciativas como a BioBío Beer Cup é importante para o setor cervejeiro mundial pois é uma maneira de enaltecer marcas artesanais de diferentes regiões e mostrar a qualidade desses produtos, então para nós conseguir se destacar competindo com mais de 300 cervejarias mostra o quanto o Brasil se tornou referência quando o assunto é cerveja”, afirma Scott Ashby, fundador da Ashby.

A Ashby Porter foi premiada com medalha de bronze na categoria Brown Porter. A bebida comercializada em garrafas de 600 ml e com teor alcoólico de 5,0% já tinha sido contemplada com três medalhas em outros concursos cervejeiros, sendo que em 2024 ela ganhou ouro na Copa Sul Americana de Cerveja. Ela é uma cerveja com traços suaves de chocolate e que harmoniza com brownie, tortas e brigadeiro.

Já a medalha de prata foi conquistada com a Ashby Weiss. Comercializada tanto em garrafas de 600 ml como na versão long neck, a Ashby Weiss é a popular cerveja de trigo. Ela possui coloração opaca, espuma cremosa e duradoura. Ela já acumula mais de 10 prêmios conquistados em concursos cervejeiros, inclusive duplo ouro no European Beer Challenge de 2024.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Fonte: Cervejaria Ashby / Notícia Expressa

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...