A Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa de cana no país, obteve a certificação Regenagri, reconhecimento internacional que atesta a adoção de práticas de agricultura regenerativa. Com o resultado, concedido à unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP), a companhia se torna a 2ª usina do Brasil e a 1ª do estado de São Paulo a alcançar esse marco, reforçando sua liderança na agenda de sustentabilidade do setor sucroenergético.
 
Os critérios atingidos na auditoria externa evidenciam a evolução e investimento da Tereos em iniciativas de agricultura regenerativa, como o avanço no uso de matéria orgânica no solo, o emprego de biofertilizantes derivados do processamento da cana, o uso de cobertura vegetal entre ciclos da cultura, além de monitoramento e manejo biológico de pragas. Outro ponto destacado foi o aproveitamento de água de chuva nas operações e o uso de energia renovável, processos que integram o modelo operacional da unidade.
 
"Obter essa certificação é motivo de bastante satisfação para nós e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade dos nossos processos e com práticas que regeneram o solo, aumentam a resiliência do sistema produtivo e impulsionam a nossa agenda de descarbonização. Ser a 2ª empresa do Brasil a receber o selo é mais um passo que damos na nossa jornada de sustentabilidade e demonstra que é possível crescer com responsabilidade ambiental", comenta Felipe Mendes, Diretor de Sustentabilidade, Novos Negócios e Relações Institucionais da Tereos.
 
 
A Regenagri é um programa internacional de certificação que promove e verifica práticas de agricultura regenerativa em fazendas e cadeias de suprimentos. Por meio de auditorias independentes, a certificação reconhece a saúde do solo, a biodiversidade e o manejo hídrico eficiente. A certificação é válida até 2028.
 
Para os próximos anos, a Tereos seguirá ampliando iniciativas de manejo regenerativo, com foco na redução de insumos sintéticos, fortalecimento da biodiversidade e no uso de soluções biológicas, em linha com os princípios de melhoria contínua previstos pelo programa e em consonância com a estratégia de sustentabilidade da companhia.
 
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 14 países, 38 unidades industriais e o compromisso de 15.600 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2024/25, o Grupo obteve um faturamento de €5,9 bilhões.
 
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
 
Para saber mais, acesse: https://br.tereos.com/pt-pt/ ou https://br.linkedin.com/company/tereos.
 
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

 

Catanduva se destaca e garante lugar no pódio no Campeonato Street Power 3x3

Leia mais...

UNIFIPA publica lista de aprovados na Residência Médica e Fellow 2026 nesta quarta-feira

Leia mais...

Alunos do Colégio Catanduva celebram o Carnaval com atividades culturais e integração

Leia mais...

Como proteger seus olhos do sol, do cloro e da areia

Leia mais...

Ex-aluna da Enfermagem/Unifipa é aprovada em concorrido programa de residência da Funfarme

Leia mais...

Chuvas de verão: Energisa mantém monitoramento do clima e intensifica orientações de segurança à população

Leia mais...