A presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Vera Lúcia Ferreira, com o objetivo de defender os direitos da pessoa com deficiência, enviou na tarde de ontem (26), um ofício para o governador do estado de São Paulo, João Doria, solicitando que as pessoas com deficiências sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. O ofício reitera o pedido já feito ao ministro da saúde, Eduardo Pazuello, e ao secretário de saúde do Estado, Jean Carlo Gorinchteyn.

O pedido é pautado no fato de que, as pessoas com deficiências intelectual e múltipla, bem como os autistas, pertencem ao grupo de risco devido as comorbidades preexistentes em seus quadros clínicos, como hipertensão, restrições respiratórias, doenças neurológicas, dificuldades de comunicação, entre outros. “Além das comorbidades clínicas, como diabetes e obesidade, as pessoas com deficiências também estão em desvantagem quando o assunto é prevenção. A maioria não tolera o uso de máscaras, não conseguem ter uma rotina correta de higiene, com o uso de álcool em gel. Nosso pedido é urgente”, afirma a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lúcia Ferreira. 

Além de prioridade na fila da imunização, a presidente ainda solicita que o retorno às aulas só aconteça após a vacinação de todo o grupo. Um ofício solicitando uma audiência para tratar da pauta, também foi enviado, há alguns dias, para o secretário de educação, Rossieli Soares.

Fonte: FEAPAE SP

Homem é autuado por comercializar filhotes de papagaio-verdadeiro em Catanduva

Leia mais...

Polícia prende suspeito de esfaquear ex-esposa em Olímpia

Leia mais...

Docentes da Famerp ampliam os limites da sala de aula e levam conhecimento à comunidade

Leia mais...

Aprenda a preparar brigadeiro gourmet de café em sua casa

Leia mais...

Empresa de SP cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Leia mais...

Diogo Moreira é confirmado na MotoGP e Brasil terá piloto na categoria após 19 anos

Leia mais...