Dois documentos de autoria do presidente do Legislativo, vereador Marcos Crippa, envolvendo a mesma instituição, foram aprovados por unanimidade na Sessão Ordinária realizada no dia 7 de outubro.

Em um Requerimento, Crippa solicita ao Executivo a criação de uma Ronda Maria da Penha. Já em uma Moção de Congratulações e Reconhecimento, o vereador presta homenagem pela data de 10 de outubro: Dia da Guarda Civil Municipal de Catanduva.

Segundo Marcos Crippa, com a efetivação de rondas motorizadas - devidamente caracterizadas - será possível promover a prevenção de quaisquer abusos e violências às mulheres de Catanduva.

“Com viaturas exclusivas, a Ronda Maria da Pena fará o monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência”, frisou o vereador.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) é uma lei brasileira sancionada para prevenir e punir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, estabelecendo medidas de proteção e assistência às vítimas.

Ela foi criada após o Brasil ser responsabilizado internacionalmente pela omissão diante de casos de violência, sendo nomeada em homenagem à farmacêutica Maria da Penha, que sofreu violência por anos de seu marido. 

HOMENAGEM – Na mesma sessão da Câmara, foi aprovada a Moção de Congratulações e Reconhecimento ao Dia da Guarda Civil Municipal, comemorado em 10 de outubro, como forma de enaltecer o trabalho, a dedicação e o compromisso da Guarda Civil Municipal com a segurança e o bem-estar da população catanduvense.

Em nome do Comandante da Guarda, Jeferson Henrique Rodrigues, 83 guardas foram homenageados. Cada um deles receberá sua Moção de Congratulações e Reconhecimento.

“A Guarda Civil Municipal constitui-se em pilar essencial na defesa da cidadania, na preservação da ordem pública e na proteção do patrimônio público municipal. Ao longo de sua história, tem se destacado pelo zelo, pela disciplina e pela postura ética de seus integrantes, que diuturnamente, não medem esforços para garantir a tranquilidade e a segurança da nossa cidade”, comentou o vereador Marcos Crippa.

Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva / Texto e foto: Tiago Lotto

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...