O presidente da Câmara de Catanduva, vereador Marcos Crippa, é autor de um Projeto de Lei que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre a Demência por Corpos de Lewy, doença neurodegenerativa progressiva que causa problemas de raciocínio, movimento e humor, em decorrência de depósitos anormais de proteínas chamadas corpos de Lewy nas células nervosas.
No Brasil, a doença está sendo tratada pelo cantor Milton Nascimento, diagnosticado recentemente. No mundo, quem sofreu com a enfermidade foi o ator e comediante americano Robin Williams, diagnosticado postumamente (ele faleceu em 2014).
No projeto, Marcos Crippa propõe ações anuais de esclarecimento, sensibilização e incentivo à busca pelo diagnóstico precoce, além da ampliação do conhecimento da população sobre os sintomas, o tratamento e os cuidados relacionados à doença, a serem realizados no dia 20 de outubro.
“Poderão ser efetivadas parcerias com instituições de saúde, universidades, entidades assistenciais e organizações não governamentais, além da promoção de palestras, campanhas educativas, eventos informativos e atividades alusivas à data, com vistas à conscientização da sociedade”, destaca o artigo terceiro do projeto de autoria do vereador Marcos Crippa.
“A demência por corpos de Lewy provoca alterações cognitivas, distúrbios motores e sintomas neuropsiquiátricos. É a segunda forma mais comum de demência degenerativa, ficando atrás apenas do Alzheimer. Ainda é uma doença pouco conhecida, o que resulta em diagnósticos tardios e tratamentos inadequados”, comentou o vereador.
O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão na sessão desta terça-feira, 11 de novembro, e retornará ao plenário para segunda discussão e votação em breve.
Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva / Texto e foto: Tiago Lotto
![]() |


