A vereadora Taise Braz – primeira vereadora preta eleita na Câmara de Catanduva – participou, nesta terça-feira (25), do debate promovido pela OAB Catanduva, intitulado “Desafios e Resistências das Pessoas Negras nos Espaços Sociais, Políticos e Jurídicos – A Urgência do Letramento Racial”.

“Novembro é o mês da Consciência Negra. É um período de reflexão e celebração da cultura afro-brasileira, além de um momento para reafirmar o compromisso com a igualdade racial e o combate ao racismo”, comentou Taise, autora da Lei Municipal nº 6.420/2023, que estabelece a Mostra Ubuntu como evento do calendário oficial do município. A lei prevê a realização de ações para celebrar a cultura afro-brasileira e discutir a temática da Consciência Negra.

Na sede da OAB Catanduva, Taise debateu com a advogada Claudionora Roque (diretora-tesoureira da OAB Rio Preto e presidente do Conselho Afro de Rio Preto) e com Gláucia Rodrigues Gomes (professora de História, conselheira afro e mestra em História pela Unesp). A mediação foi conduzida pela conselheira estadual da OAB São Paulo, Márcia Santos.

Com o tema “Desafios e Resistências das Pessoas Negras nos Espaços Sociais, Políticos e Jurídicos – A Urgência do Letramento Racial”, as participantes discutiram e refletiram sobre representatividade, equidade e letramento racial, visando à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O mês da Consciência Negra, com foco principal no dia 20 de novembro (feriado nacional), é dedicado à reflexão sobre a história, a cultura, a luta e a resistência do povo negro no Brasil. As atividades incluem debates, oficinas, eventos culturais e ações educativas que reforçam a importância da data e do combate ao racismo estrutural.

“Este ano, a data é marcada como o primeiro feriado nacional, reforçando a demanda por justiça racial e igualdade. As ações do mês são fundamentais para promover educação, conscientização e debate sobre as questões raciais no Brasil, buscando romper preconceitos e promover a igualdade. É um momento de reflexão sobre a necessidade de transformar a sociedade para que ela seja livre de ódio, racismo e opressão”, completou Taise Braz.

Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva / Texto: Tiago Lotto

Fotos: Gabinete da vereadora Taise Braz

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...