A vereadora Taise Braz – primeira vereadora preta eleita na Câmara de Catanduva – participou, nesta terça-feira (25), do debate promovido pela OAB Catanduva, intitulado “Desafios e Resistências das Pessoas Negras nos Espaços Sociais, Políticos e Jurídicos – A Urgência do Letramento Racial”.
“Novembro é o mês da Consciência Negra. É um período de reflexão e celebração da cultura afro-brasileira, além de um momento para reafirmar o compromisso com a igualdade racial e o combate ao racismo”, comentou Taise, autora da Lei Municipal nº 6.420/2023, que estabelece a Mostra Ubuntu como evento do calendário oficial do município. A lei prevê a realização de ações para celebrar a cultura afro-brasileira e discutir a temática da Consciência Negra.
Na sede da OAB Catanduva, Taise debateu com a advogada Claudionora Roque (diretora-tesoureira da OAB Rio Preto e presidente do Conselho Afro de Rio Preto) e com Gláucia Rodrigues Gomes (professora de História, conselheira afro e mestra em História pela Unesp). A mediação foi conduzida pela conselheira estadual da OAB São Paulo, Márcia Santos.
Com o tema “Desafios e Resistências das Pessoas Negras nos Espaços Sociais, Políticos e Jurídicos – A Urgência do Letramento Racial”, as participantes discutiram e refletiram sobre representatividade, equidade e letramento racial, visando à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O mês da Consciência Negra, com foco principal no dia 20 de novembro (feriado nacional), é dedicado à reflexão sobre a história, a cultura, a luta e a resistência do povo negro no Brasil. As atividades incluem debates, oficinas, eventos culturais e ações educativas que reforçam a importância da data e do combate ao racismo estrutural.
“Este ano, a data é marcada como o primeiro feriado nacional, reforçando a demanda por justiça racial e igualdade. As ações do mês são fundamentais para promover educação, conscientização e debate sobre as questões raciais no Brasil, buscando romper preconceitos e promover a igualdade. É um momento de reflexão sobre a necessidade de transformar a sociedade para que ela seja livre de ódio, racismo e opressão”, completou Taise Braz.
Fonte: Comunicação Social / Câmara de Catanduva / Texto: Tiago Lotto
Fotos: Gabinete da vereadora Taise Braz
![]() |


