A vereadora Taise Braz (PT) apresentou projeto de lei 28/21 que cria o “Dossiê Mulher Catanduvense” que visa elaborar estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas para formulação de ações que combatam a epidemia do feminicídio.

Para criação do Dossiê serão analisados e tabulados todos os dados em que conter qualquer forma de violência que vitime a mulher, sendo ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Os dados a serem analisados serão extraídos junto as secretarias, empresas públicas, Organização da Sociedade Civil e fundações ligadas, ao menos, à Guarda Municipal, Secretaria da Assistência Social, Secretaria da Saúde, Delegacia da Mulher e Policia Civil.

O PL especifica que deverá ser considerada a identidade de gênero autodeclarada, independentemente do que constar em documento ou registro público, abrangendo assim mulheres transgênero e transexuais.

“Fica estabelecido que a periodicidade de divulgação de dados não pode ser superior a doze meses e que a metodologia a ser utilizada deverá seguir um padrão único para coleta e tabulação desses dados”, explica a parlamentar na propositura.

Também, o PL 28/21, estabelece a divulgação no Diário Oficial do Executivo, para acesso de qualquer interessado.

Taise explica que este PL é inspirado em um projeto de lei de autoria da Vereadora Marielle Franco, que foi executada em 14 de março de 2018.

“É impossível o poder público formular politicas públicas eficientes sem ter diagnóstico correto da realidade que as mulheres enfrentam. Ter um Dossiê Mulher não é apenas dar visibilidade, mas dar viabilidade para a superação dessa realidade devastadora”, explica a parlamentar.

Nos poucos dados produzidos com informações incompletas, sabemos que o Brasil é o 5º país em mortes violentas de mulheres. “O feminicídio é tão grave que sua ocorrência bate o que seria uma epidemia nacional”, disse a vereadora.

“Assim, a criação do Dossiê Mulher Catanduvense, no âmbito de Catanduva, viabilizará periodicamente as estatísticas de violência contra as mulheres no município”, finaliza Taise.

Foto: Tamires Estruzani

Texto: Tamires Estruzani

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...