Vacina será produzida integralmente no Brasil e pode mudar a forma de combater a pandemia no mundo

O Brasil vem fazendo a vacinação da população contra a Covid-19 com vacinas importadas. Nos últimos meses, o Instituto Butantan veio desenvolvendo uma vacina 100% brasileira e a mesma já foi aprovada em seus testes pré-clínicos.

Com isso o vereador e presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT) apresentou moção de aplausos ao Instituto Butantan por suas conquistas e avanços com relação ao imunizante contra a Covid-19.

“Venho parabenizar a todos os envolvidos na produção do imunizante, incluído pesquisadores e profissionais responsáveis pela instituição. Salientando também a importância do investimento em ciência e educação em nosso país, institutos de pesquisa e tecnologia”, pontua Gleison.

A vacina ButanVac está aguardando aprovação da Anvisa e a expectativa é que em julho deste ano tenhamos cerca de 40 milhões de doses do imunizante para a vacinação da população.

A ButanVac foi destaque de artigo do jornal americano The New York Times, na edição de 5 de abril. A publicação destacou que a vacina, que será produzida integralmente no Brasil, mudará a forma de combater a pandemia no mundo. O texto traz informações sobre o custo baixo do insumo, que será testado em humanos em breve no país, após aprovação da Anvisa.

Chamada internacionalmente de NDV-HXP-S, a vacina pode ser produzida em grande escala a partir de ovos de galinha – da mesma forma que vacinas contra a gripe. É uma estratégia bem diferente de imunobiológicos como os da Pfizer e Johnson & Johnson, que precisam ser elaborados em fábricas especializadas, ou mesmo da CoronaVac, que, por enquanto, depende da importação de insumos.

 Foto: Tamires Estruzani

Texto: Comunicação Social

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...