A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade. De acordo com a organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história.

O presidente da Câmara, vereador Gleison Begalli (PDT) apresentou um projeto de lei com o objetivo de a conservar, catalogar, estudar, expor materiais históricos, artísticos, fotográficos, gastronômicos, e qualquer forma de expressão que contribua para a preservação, divulgação e valorização da capoeira.

A propositura visa criar a Casa da Capoeira no Município de Catanduva, sendo destinada a conservar e realizar a divulgação e valorização da capoeira.

Gleison no projeto destaca que a Casa da Capoeira será instalada em local vinculado à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo (SMELT) ou Secretaria Municipal de Cultura, a ser disponibilizado pelo Poder Público Municipal.

O projeto de lei destaca também que o acervo da Casa da Capoeira será composto dos mais diversos materiais relativos à produção de peças, modelos, pesquisa, criação e produção de objetos relativos à modalidade no Brasil.

A propositura foi lida em sessão ordinária (10/08) e encaminhada às comissões para receber os pareceres.

Foto: Paulo Roberto

Texto: Comunicação Social.

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...