A chegada de uma gravidez desejada, voluntária e socialmente amparada tem potencial de ser um momento de plenitude e felicidade. Esse momento também pode vir repleto de transformações físicas, sociais e emocionais que precisam de atenção e cuidados. Gravidez, parto e puerpério são os períodos mais delicados para adoecimentos mentais da pessoa gestante. Cuidar da saúde mental de quem está gestando é também cuidar do desenvolvimento integral de sua/seu bebê.

Partindo disso, o vereador Mauricio Gouvea (PSDB) protocolou projeto de lei que Institui, no âmbito do Município de Catanduva, o Mês Maio Furta-cor, que terá como objetivos a conscientização, incentivo e promoção da saúde mental materna.

No PL fica especificado que as ações voltadas à conscientização, incentivo ao cuidado e à promoção do tema objeto da Lei poderão ter como diretrizes a realização de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, dentre outras.

Gouvea explica que a escolha do mês de maio é devido a celebração nacional do Dia das Mães e a cor em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar.

“É importante que se esclareça a relevância da dedicação à saúde mental das mães, porquanto, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães”, explica Mauricio.

A Global Alliance for Maternal Mental Health, teve a iniciativa de instituir a primeira quarta-feira de maio como o Dia Mundial da Saúde Mental Materna, levando em consideração todas as transformações que uma gravidez pode trazer para a vida das mães.

O projeto foi protocolado na Câmara e seguirá os ritos da Casa.

Fonte: Câmara Municipal de Catanduva

 

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...