O celular de um morador de Catanduva, suspeito de fazer ameaças de morte ao candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, foi apreendido pela Justiça. A decisão foi dada na última quinta-feira, 22, e o aparelho foi encaminhado para perícia. O laudo deve ficar pronto em 30 dias. Se a autoria for comprovada, o homem vai responder por crimes como calúnia e ameaça.

O processo está em sigilo. O suspeito, que já foi candidato a vereador na cidade em 2018, enviava mensagens por um e-mail falso, utilizando o pseudônimo de Luiz Carlos Prestes, militar e ex-senador do Partido Comunista Brasileiro, falecido em 1990.

As mensagens foram enviadas entre os dias 24 de março e 7 de abril para um site do partido destinado à comunicação de eleitores, simpatizantes e outros interessados com a legenda. O PT apresentou a denúncia e um inquérito policial foi instaurado na capital para apurar a autoria. Com o rastreamento do IP, endereço exclusivo do usuário, a polícia chegou até o suspeito.

Os textos falavam em matar Lula com facadas, explosão ou envenenamento. O acusado usava o e-mail "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." e dizia que Lula seria morto "por um militante do próprio partido, um companheiro", ainda em 2022. "E aí, camarada Lula! Eu acho melhor desistir agora, porque a morte o ronda em sua campanha. E você vai ter a morte mais estúpida de todos aqueles que você mandou matar: Celso Daniel, Toninho do PT, Eduardo Campos, Teori Zavascki, Ricardo Boechat, etc. Porque você vai ser morto por um militante do próprio partido, um companheiro. E, quando forem investigar a sua morte verão a ficha dele filiado em seu partido. E com passagens por duas organizações criminosas que você ajudou a criar. R.I.P LULA / 1945- 2022?, diz uma das mensagens anexadas ao processo.

Em outra mensagem ele afirma que "a faca já está amolada" e oferece uma saída. "Queremos lembrá-lo de que ainda dá tempo de você sair como um grande herói para seus correligionários: entregue os ministros do STF e limpe sua honra e quem sabe um dia você será lembrado como vilão arrependido. RIP (iniciais em latim de descanse em paz) Lula!"

O suspeito usou seu próprio e-mail para recuperar a conta falsa, o que deu pistas para a polícia. Ele também registrou o canal informando a data do seu nascimento. Como a apuração acontece em sigilo, o nome do suspeito não foi divulgado. Já se apurou que, em suas redes sociais, ele postou críticas ao PT, a Lula e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No processo, que tramita na 5a. Vara Criminal de São Paulo, o juiz autorizou a "devassa" no aparelho celular apreendido, "a fim de que seja extraído seu conteúdo, relação de chamadas efetuadas, recebidas e perdidas, imagens, todas conversas do aplicativo 'WhatsApp' (textos, imagens e áudios) ordenados no contexto das conversas e demais informações e mídias que possam colaborar com a referida investigação", diz a decisão judicial.

Fonte: Portal Terra

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Hackeando as profissões do futuro: Estácio lança oito graduações inovadoras com IA

Leia mais...