O Sesc Rio Preto participa do Festival Literário de Votuporanga (FLIV) como um dos apoiadores do evento, levando atividades como medições de leitura, bate-papos com autores e espetáculo teatral. Com o tema "Além das telas: narrativas que abraçam reconexões que incluem", a 14ª edição começou domingo (4/8) e segue até dia 11 de agosto, no Parque da Cultura, propondo uma reflexão urgente e necessária sobre a importância de nos reconectarmos com o essencial, com o humano, com as histórias que transcendem o efêmero digital.
Entre as atividades do Sesc no FLIV está a mediação de leitura "Entre folhas, ramos e histórias", com a Cia. Koi, em três sessões, convidando o público a uma experiência lúdica em contato com livros ilustrados e histórias que abordam a natureza e sua sabedoria, de 8 a 10/8, quinta a sábado, sempre às 15h.
O Sesc também proporciona dois bate-papos durante a programação. O primeiro é com o professor e pesquisador Edilson Dias de Moura, autor do livro "Graciliano: romancista, homem público, antirracista", publicado pelas Edições Sesc São Paulo, com mediação da jornalista Nadya Martins. A conversa será acompanhada de leituras de textos de Graciliano Ramos com enfoque no caráter antirracista de sua literatura e de sua atuação como homem público. O bate-papo acontece dia 9, sexta, das 19h30 às 20h30.
A outra conversa, intitulada "Ampliar imaginários: novos temas e atores na fantasia, no horror e na ficção científica", reúne os escritores Vic Vieira Ramires e Fabiana Ferraz, sob condução da autora Ana Rüsche. A mesa pretende abordar o tema da inclusão na literatura insólita em suas várias vertentes. Será no dia 10, sábado, das 17h às 18h.
O teatro também é representado entre as atividades levadas pelo Sesc ao FLIV, por meio do espetáculo "Memórias d'Omar", da Cia. PlastikOnírica, inspirado em poemas de autores santistas, que convida o público a embarcar numa viagem de formas animadas sobre os mistérios de envelhecer ao sabor da água salgada. A apresentação é dia 11, domingo, 18h.
 
Autor homenageado
O FLIV 2024 homenageia o renomado escritor Ilan Brenman, que já publicou 80 livros em mais de 15 países, tendo aproximadamente 3 milhões de exemplares vendidos. Brenman é considerado um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Ele ainda atua como palestrante e educador nas áreas de desenvolvimento humano e storytelling.
 
Curadoria
A curadoria da edição 2024 ficou sob a batuta de Lucas Michelani. Já a curadoria infantil, a cargo de Susana Coutinho, gerente-adjunta do Sesc Rio Preto, que traz sua experiência em literatura e programação cultural para enriquecer a programação.
O festival se expande para além da literatura, compreendendo diversas linguagens numa rica programação que oferece rodas de bate-papo com escritores, contação de histórias, oficinas criativas, sessões de cinema e sessões adaptadas para pessoas com transtorno do espectro autista.
 
Para mais informações e programação completa, acesse: https://fliv.com.br/.
 
Serviço:
FLIV – Festival Literário de Votuporanga
Entre 4 e 11 de agosto de 2024
Parque da Cultura de Votuporanga – SP
Programação gratuita
 
 
PROGRAMAÇÃO SESC NO FLIV:
 
Mediação de leitura - Entre folhas, ramos e histórias
Com Cia. Koi
Como uma grande árvore que nos acolhe, a Cia Koi convida o público a uma experiência lúdica em contato com livros ilustrados e histórias que abordam a natureza e sua sabedoria. As narrativas acontecem em um espaço temático, que nos leva ao frescor da sombra de uma árvore, em rodas de leitura e narrativas apresentadas com o Kamishibai, onde as imagens abrem caminhos criativos junto à literatura.
De 8 a 10/8, quinta a sábado, das 15h às 18h
Parque da Cultura de Votuporanga. Grátis. Autoclassificação livre.
 
Bate-papo - Graciliano: romancista, homem público, antirracista
Com Edilson Dias de Moura, autor e pesquisador. Mediação de Nadya Martins, jornalista
Bate-papo sobre o livro "Graciliano: romancista, homem público, antirracista", publicado pelas Edições Sesc, acompanhado de leituras de textos de Graciliano Ramos com enfoque no caráter antirracista de sua literatura e de sua atuação como homem público.
Edilson Dias de Moura é professor, pesquisador, editor e autor de materiais didáticos. Mestre e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição em que obteve os graus de bacharel e licenciado em língua portuguesa. Seus campos de pesquisa são a teoria literária, a semiótica, a historiografia, a estética do ato de leitura e a teoria da recepção.
Dia 9/8, sexta, das 19h30 às 20h30
Parque da Cultura de Votuporanga - Cine Fliv. Grátis. Autoclassificação 14 anos.
 
Bate-papo - Ampliar imaginários: novos temas e atores na fantasia, no horror e na ficção científica
Com Vic Vieira Ramires e Fabiana Ferraz. Mediação de Ana Rüsche.
A mesa pretende abordar o tema da inclusão na literatura insólita em suas várias acepções. Na última década, novas vozes são cada vez mais ouvidas, assim como estéticas e tendências se fazem presentes.
Fabiana Ferraz é escritora, leitora crítica e parecerista de concursos literários. Seu livro "Se Eu Morresse Amanhã" foi premiado pela ABERST (Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror), como livro do ano de 2022. Autora do livro "Engrenagens, uma ficção científica Vapor Punk", publicado pela Plutão Livros. Fundadora e moderadora do Coletivo Clube de Escrita Sorocaba, cujo objetivo é incentivar e promover a literatura local.
Vic Vieira Ramires é escritor, tradutor do inglês e artista visual, nascido em Niterói (RJ). Autor de Metanfetaedro (contos, Tarja Editorial, 2012), publicou nas coletâneas "Mundos Paralelos: Ficção científica" (org. Ana Rüsche, Globo, 2022), "Fractais Tropicais" (org. Nelson de Oliveira, SESI-SP, 2018) e "Aqui quem fala é da Terra" (org. André Caniato e Jana Bianchi, Plutão, 2018). Vic é trans não-binário e queer. Seu trabalho mergulha no fantástico e no estranho explorando questões de corpo, tecnologia e linguagem. Com o autor Jim Anotsu, é co-criador do Manifesto Irradiativo (2015), uma reivindicação por diversidade e inclusão na ficção especulativa brasileira.
Ana Rüsche (mediadora) é escritora e pesquisadora. Seu último livro, "A telepatia são os outros" (2019) foi finalista do Jabuti e publicado na Itália. Possui muitos outros livros, em especial, na poesia. Concluiu o pós-doutorado na teoria literária da Universidade de São Paulo (USP).
Dia 10/8, sábado, das 17h às 18h
Parque da Cultura de Votuporanga. Grátis. Autoclassificação 14 anos.
 
Espetáculo - Memórias d'Omar
Com Cia. PlastikOnírica
Omar é um velho pescador que navega em Memórias, curiosa embarcação e banca de histórias. Em seu balaio, achados das profundezas do mar: tesouros guardados nas ondas do pensamento, a beleza da passagem do tempo, os naufrágios do esquecimento.
Memórias d`Omar é uma intervenção cênica itinerante e intimista, livremente inspirada em poemas de autores santistas que convida o público a embarcar numa viagem de formas animadas sobre os mistérios de envelhecer ao sabor da água salgada.
Dia 11/8, domingo, das 18h às 19h
Parque da Cultura de Votuporanga. Grátis. Autoclassificação livre.
 
Fonte: Sesc RioPreto

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...