O Plaza Shopping será o palco no dia 19 de outubro, a partir das 17h, do “Desfile Afrorigens”, evento gratuito que vai reunir moda, arte e ativismo para celebrar o afrofuturismo e sua profunda conexão com a ancestralidade. 

 

A realização do projeto é assinada pela artista e ativista Bianca Santos e tem como principal objetivo promover o empoderamento da população negra, destacando a importância da identidade e da expressão artística como ferramentas de transformação. 

 

De acordo com a artista, o “Desfile Afrorigens” tem como norte uma pesquisa inovadora que combina a estética afrofuturista – movimento que une ficção científica, fantasia e elementos da cultura africana – com a ancestralidade, criando uma narrativa visual única. “A curiosidade em entender como essa combinação dentro do tema se desenrolaria e o desejo de descobrir a ancestralidade que nos conecta,” diz Bianca, que vai mostrar essa conexão recontando histórias de quatro mulheres negras, reveladas no evento por meio de testes de ancestralidade. 

 

O afrofuturismo, que começou a ganhar destaque nos anos 90, tem se tornado uma importante plataforma de valorização da cultura negra. Segundo Bianca, “o afrofuturismo me inspira a explorar novas narrativas e imaginar futuros onde a cultura negra é celebrada e valorizada”. 

 

 

No desfile, que será realizado ao lado do Plaza WorkSpace, elementos como afrocentrismo, protagonismo negro e autoria negra serão aprofundados, traduzindo-se em criações e performances que equilibram o tradicional com o contemporâneo. “O próprio movimento afrofuturista torna esse equilíbrio possível ao combinar a riqueza da arte africana com uma visão futurista”, afirma a idealizadora.

 

O público pode esperar um espetáculo de moda e arte, com figurinos criados pela estilista Any Teodoro e Vinicios Xavier, inspirados na ancestralidade africana e nas possibilidades futuristas. O desfile contará com a presença das modelos Beta Cunha, Christina Martins e Lila Santiago, que trarão brilho e vida às criações. Além das peças de roupa, o evento terá um bate-papo sobre o tema, conduzido em meio a uma trilha sonora de afrobeat, que ambientará a experiência sensorial e imersiva. 

 

“Espero que o Desfile Afrorigens impacte a comunidade negra de Rio Preto de várias maneiras. Promovendo a identidade cultural, abrindo espaço para novas vozes e gerando conscientização sobre questões sociais e históricas. Além disso, o desfile é uma oportunidade concreta de trabalho e visibilidade para profissionais negras e negros, com um foco especial nas mulheres negras”. 

 

O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio do Plaza Shopping e da DOM Gestão de Arte, com realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto. O evento faz parte de um movimento amplo que busca visibilizar e empoderar a comunidade negra, por meio da arte e da moda. Toda coleção utilizada no desfile ficará disponível para visitação entre os dias 20 e 27 de outubro, no Piso Brasilusa (piso 1), ao lado da Lojas Lívia.

 

Sobre a artista

Bianca Santos é uma mulher negra, artista e ativista, com uma trajetória pautada pelo anti racismo, feminismo e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Militante do Movimento Negro Unificado (MNU) de São José do Rio Preto e integrante do Coletivo Beta Cunha, Bianca é formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP) e atua como designer, social media e marketing. Entre suas realizações, destaca-se a Noite Preta, festa promovida pelo MNU em 2022 e 2023, que celebra a cultura negra.

 
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

 

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...