O artista transdisciplinar Wagner Orniz realiza, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/3), na biblioteca do Ibilce/Unesp, as sessões de estreia de deepVIEW, uma obra de arte digital interativa em Realidade Virtual (VR) que convida o público a uma experiência sensorial única através de paisagens cromáticas abstratas.

 

Por meio deste projeto, que estará disponível gratuitamente tanto online quanto presencialmente, o artista busca dissolver os limites entre espectador e obra de arte. Será disponibilizado óculos de realidade virtual para que os participantes possam interagir com a obra.

 

Inspirada pelo abstracionismo geométrico, pela técnica Color Field – popularizada por artistas como Mark Rothko e Adolph Gottlieb – e pela teoria da cor de Josef Albers, deepVIEW transporta os visitantes para ambientes virtuais compostos por formas geométricas e cores expressivas, convidando os espectadores a olharem profundamente para a obra, como se estivessem "dentro do quadro".

 

O espectador pode escolher entre três experiências ou quadros interativos, cada um evocando uma sensação distinta: "calma", "euforia" e "tensão". A obra possui caráter generativo, ajustando-se aos movimentos de cada usuário, o que proporciona experiências únicas para cada espectador.

Segundo Orniz, a sonoplastia é parte fundamental da experiência. "Ao se aproximar de cada forma no ambiente virtual, o espectador ouve sons que complementam a experiência visual (ondas senoidais suaves ou sons metálicos), criando uma imersão multissensorial completa", explica.

 

 

Workshop online

O artista rio-pretense também realiza um workshop gratuito de criação de ambientes virtuais, na plataforma Google Meet, neste sábado (15/3), das 10h às 12h. Os participantes serão introduzidos às tecnologias utilizadas na produção da obra deepVIEW e poderão criar seu próprio ambiente virtual imersivo.

 

Wagner Orniz, 35 anos, é bacharel em Moda, especialista em Mídias Digitais e mestre em Análise do Discurso. Atua como artista transdisciplinar, pesquisador e arte educador. Sua produção é pautada pelo tensionamento entre modernidade e tradição.

 

Trabalhando com suportes múltiplos, o artista narra histórias de diferentes naturezas por meio de performances, objetos, instalações e imagens. Se interessa pelas imbricações entre arte, tecnologia e ciência, pela geografia e sua paisagem social, por artefatos criados pelo homem e pela natureza.

 

A realização de deepVIEW é feita com recursos da Lei Paulo Gustavo São José do Rio Preto, por meio Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Serviço

deepView, de Wagner Orniz

Dias 13 e 14/3 (quinta e sexta-feira), das 12h às 14h e das 17h às 19h

Biblioteca Prof. Dr. Edoardo Querin – Ibilce/Unesp (Rua Cristóvão Colombo, 2265)

Com intérprete de Libras

Grátis (por ordem de chegada)

 

Workshop: Esculpindo pixels: criando ambientes virtuais acessíveis, com Wagner Orniz

Dia 15/3 (sábado), das 10h às 12h

Online e síncrono por meio da plataforma Google Meet

Requisitos: acesso a um computador com internet; conhecimentos básicos de HTML (desejável)

Com intérprete de Libras

Grátis

Inscrições: wagnerorniz.com/workshops

Fonte: Harlen Félix

Parque Casa de Málaga realiza Festa das Crianças com entrada gratuita e atrações para toda a família

Leia mais...

As transformações que ninguém vê mas mudam a vida do paciente

Leia mais...

Saiba como agir em caso de entupimento da válvula do desodorante aerosol

Leia mais...

Espetáculo “Olha o Rapa, Tito!” homenageia trabalhador de rua em montagem da Cia. Mimicalado no SESC Catanduva

Leia mais...

Feirão Casa Paulista: cerca de 600 novas cartas de crédito serão oferecidas para famílias da região de São José do Rio Preto comprarem o primeiro imóvel

Leia mais...

Tudo bem errar! "Erro faz parte do processo de aprendizagem", afirma educadora

Leia mais...