Desde 2014, os viveiros de mudas mantidos pela Tereos já produziram mais de 1,2 milhão de novos exemplares de árvores da mata nativa da região. A empresa produz mudas de diversas espécies que são destinadas ao reflorestamento, recuperação de nascentes e conservação de áreas, beneficiando tanto propriedades da empresa quanto projetos de fornecedores, parceiros, órgãos ambientais e prefeituras.
 
Além de um viveiro próprio, localizado na unidade Cruz Alta (Olímpia) e inaugurado em 2014, a empresa também conta com outras duas instalações construídas em parceria técnica com a Tereos: na comunidade Renascer, inaugurado em 2023, e no Projeto Mundo Novo, récem-aberto em 2024. Juntos, esses espaços são responsáveis pela produção e destinação de milhares de mudas todos os anos.
 
Somente entre abril do ano passado a maio de 2025, foram produzidas 182 mil mudas, sendo quase 54 mil destinadas às próprias ações de reflorestamento da companhia e outras 41 mil doadas para projetos ambientais em municípios da região.
 
Essas ações beneficiaram cidades como Barretos, Colina, Tanabi, Morro Agudo, Guapiaçu, Olímpia e Severínia, entre outras, contribuindo diretamente para a recuperação de áreas e o fortalecimento da biodiversidade local. A quantidade de mudas doadas varia conforme a disponibilidade, já que a produção depende dos ciclos naturais de germinação e desenvolvimento das plantas.
 
Segundo a gestora de meio ambiente da Tereos, Rafaela Shiota, o trabalho dos viveiros é uma das frentes mais importantes dentro das práticas ambientais da empresa, que mantém ainda uma série de iniciativas voltadas para o uso eficiente dos recursos naturais, a preservação de nascentes e a redução dos impactos das suas operações.
 
"Neste mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, reforçamos que a sustentabilidade não é apenas uma meta, mas um compromisso contínuo. Cada muda plantada é um passo concreto na construção de um futuro mais verde e equilibrado para as próximas gerações. As ações de reflorestamento realizadas com as mudas produzidas em nossos viveiros atuam na preservação dos recursos hídricos, da mata nativa e da biodiversidade local, que é fundamental para termos um mundo mais sustentável", afirma.
 
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 15 países, 41 unidades industriais e o compromisso de 15.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2023/24, o Grupo obteve um faturamento de €7,1 bilhões.
 Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países. Para saber mais, acesse: 
https://br.tereos.com/pt-pt/ ou https://br.linkedin.com/company/tereos? 
Mais informações para a imprensa:
 
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...