O primeiro módulo de 2025 do projeto Costurando Futuro terminou em clima de emoção e criatividade. As alunas apresentaram peças autorais e compartilharam as histórias e sentimentos que inspiraram cada modelo.
O primeiro módulo de 2025 do projeto Costurando Futuro terminou em clima de emoção e criatividade. As alunas apresentaram peças autorais e compartilharam as histórias e sentimentos que inspiraram cada modelo. Durante três meses de aulas, realizadas duas vezes por semana no Centro de Geração de Renda, elas aprenderam a transformar ideias em realidade, do desenho ao acabamento, sob orientação da professora Neusa Gaino de Freitas, que contou com a assistência de Graziela de Matos.
Todo o processo foi acompanhado pelo estilista Guilherme Valente, que abriu o módulo com aula presencial e continuou a curadoria nos meses seguintes, sempre orientando as alunas em cada etapa com dicas e ensinamentos valiosos.
O encerramento foi emocionante. Amor, resiliência, superação e amizade foram alguns dos sentimentos que guiaram a criação das peças, apresentadas com orgulho e alegria no desfile de encerramento. A secretária municipal de Assistência Social, Andreia Correa, que representou sua pasta e a Prefeitura de Novo Horizonte, prestigiou o evento vestindo um modelo criado pela aluna Edna Lepre. Inspirada na água, a peça azul simbolizava a fonte da vida.
Já Eunice Andrade trouxe o amor pela família como tema central de sua criação. Ela contou que realizou o sonho de constituir sua família e, com ela, vive grandes momentos em passeios que remetem à natureza e à água. O vestido confeccionado retratava parte dessas aventuras e, ao desfilar, Eunice deixou uma mensagem aos presentes: "Sonhem, é possível fazer acontecer."
Clarice Calixto usou a metáfora da borboleta para desenvolver um modelo inovador e transmitir sua mensagem de fé e gratidão. "Somos obra de Deus, temos nossos dias de casulo, mas também podemos ser lindas borboletas e precisamos agradecer por tudo o que temos", afirmou.
Até mesmo a paixão pelo futebol ganhou espaço na passarela. Torcedora do Grêmio Novorizontino, Doraci Dentro Belentani utilizou as cores do time como inspiração, criando ainda uma bolsa que remetia a uma bola de futebol. "Sou fã da cor amarela e novorizontina de coração", destacou.
O projeto é realizado pelo Instituto Focus, com patrocínio da Usina São José da Estiva por meio da Lei Rouanet e apoio da Prefeitura de Novo Horizonte. Para Rose Guerra, supervisora de Comunicação e Eventos da Usina Estiva, o Costurando Futuro vai além da capacitação profissional. "Acreditamos no poder transformador de ações como o Costurando Futuro. Mais do que formar profissionais da moda e costura, este projeto proporciona novos laços, convívio e um novo propósito para muitas vidas. Somos gratos por poder proporcionar esta oportunidade", afirmou.
O estilista Guilherme Valente, que orienta as atividades, destacou a importância do trabalho. "É uma experiência incrível estar com estas alunas e com todas as pessoas envolvidas no projeto. Sou grato por estar aqui", disse.
A iniciativa segue em andamento com novas etapas. A segunda turma do ano iniciou as aulas no dia 2 de setembro, e, no dia 4, começou também o curso de modelagem criativa, voltado a quem já concluiu o módulo básico.
Fonte: Assessoria Usina Estiva

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...