Um novo projeto cultural está em desenvolvimento na cidade de Novo Horizonte e, desta vez, é para capacitar crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos. A iniciativa Mentes Curiosas e Robôs Criativos busca promover conhecimentos técnicos em programação e pensamento computacional, bem como desenvolver nos participantes habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e criatividade.
Com oficinas realizadas às terças e quintas-feiras, o projeto trabalha práticas ativas e experimentais, que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas. A metodologia combina momentos expositivos e colaborativos com atividades práticas de programação. São aplicadas estratégias de aprendizagem que permitem que cada estudante avance conforme seu ritmo, trabalhando conceitos de forma lúdica e significativa.
"O aprendizado vai além do domínio das ferramentas, promovendo uma compreensão da tecnologia como meio de expressão, investigação e construção coletiva de soluções", afirma Gabriel Veloso Ferro de Lima, professor da iniciativa. Ainda segundo o profissional, o envolvimento dos alunos tem sido bastante positivo. "Eles demonstram interesse pelo tema e participam ativamente das atividades propostas. Alguns ainda estão se adaptando às ferramentas digitais utilizadas, mas o engajamento vem crescendo a cada encontro."
Gabriel também conta que os alunos têm demonstrado satisfação e entusiasmo com as atividades de programação, especialmente quando envolvem personagens ou temáticas conhecidas do universo dos jogos, como o dinossauro do Google e o Mario. "Eles se mostram orgulhosos ao ver suas criações funcionando e compartilham as produções com os colegas, o que reforça o engajamento e o sentimento de pertencimento ao processo de aprendizagem", diz.
A iniciativa seguirá até dezembro, estimulando o aprendizado básico em tecnologia e cultura com 25 participantes. Novas turmas devem ser promovidas em 2026. Juliana Volpe, da Dua Produções, explica que o conteúdo do projeto parte da compreensão de como a tecnologia pode ser culturalmente útil na vida das pessoas, instigando o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas e o trabalho colaborativo. "Um projeto pensado dentro do universo que agrada a essa faixa etária e que permite trabalhar diversos aspectos socioemocionais", ressalta ela.
Para o diretor da Usina Estiva, Sandro Cabrera, é sempre oportuno investir e apoiar projetos na educação do futuro. "Acreditamos na importância de deixar um legado social que transforma vidas por meio do conhecimento e da inclusão tecnológica", diz Sandro.
O projeto Mentes Curiosas e Robôs Criativos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Usina Santa Isabel e apoio da Usina São José da Estiva e realização da Dua Produções.

Fonte: Dua Produções

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...