Um novo projeto cultural está em desenvolvimento na cidade de Novo Horizonte e, desta vez, é para capacitar crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos. A iniciativa Mentes Curiosas e Robôs Criativos busca promover conhecimentos técnicos em programação e pensamento computacional, bem como desenvolver nos participantes habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e criatividade.
Com oficinas realizadas às terças e quintas-feiras, o projeto trabalha práticas ativas e experimentais, que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas. A metodologia combina momentos expositivos e colaborativos com atividades práticas de programação. São aplicadas estratégias de aprendizagem que permitem que cada estudante avance conforme seu ritmo, trabalhando conceitos de forma lúdica e significativa.
"O aprendizado vai além do domínio das ferramentas, promovendo uma compreensão da tecnologia como meio de expressão, investigação e construção coletiva de soluções", afirma Gabriel Veloso Ferro de Lima, professor da iniciativa. Ainda segundo o profissional, o envolvimento dos alunos tem sido bastante positivo. "Eles demonstram interesse pelo tema e participam ativamente das atividades propostas. Alguns ainda estão se adaptando às ferramentas digitais utilizadas, mas o engajamento vem crescendo a cada encontro."
Gabriel também conta que os alunos têm demonstrado satisfação e entusiasmo com as atividades de programação, especialmente quando envolvem personagens ou temáticas conhecidas do universo dos jogos, como o dinossauro do Google e o Mario. "Eles se mostram orgulhosos ao ver suas criações funcionando e compartilham as produções com os colegas, o que reforça o engajamento e o sentimento de pertencimento ao processo de aprendizagem", diz.
A iniciativa seguirá até dezembro, estimulando o aprendizado básico em tecnologia e cultura com 25 participantes. Novas turmas devem ser promovidas em 2026. Juliana Volpe, da Dua Produções, explica que o conteúdo do projeto parte da compreensão de como a tecnologia pode ser culturalmente útil na vida das pessoas, instigando o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas e o trabalho colaborativo. "Um projeto pensado dentro do universo que agrada a essa faixa etária e que permite trabalhar diversos aspectos socioemocionais", ressalta ela.
Para o diretor da Usina Estiva, Sandro Cabrera, é sempre oportuno investir e apoiar projetos na educação do futuro. "Acreditamos na importância de deixar um legado social que transforma vidas por meio do conhecimento e da inclusão tecnológica", diz Sandro.
O projeto Mentes Curiosas e Robôs Criativos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Usina Santa Isabel e apoio da Usina São José da Estiva e realização da Dua Produções.

Fonte: Dua Produções

Cocam realiza simulado interno de emergência nesta terça-feira

Leia mais...

GCM apreende motocicletas após denúncias de manobras perigosas no bairro Pompeu

Leia mais...

Sessão da Câmara conta com 2 projetos de lei e 2 requerimentos em sua Ordem do Dia

Leia mais...

Audiência Pública sobre a LOA 2026 reuniu vereadores e técnicos da Secretaria Municipal de Finanças

Leia mais...

Polícia Militar prende autor de roubo em flagrante em Catanduva

Leia mais...

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Sales

Leia mais...