A partir do próximo ano prédios públicos de Elisiário, Marapoama e Tabapuã serão beneficiados com a execução de projetos de eficientização no município. Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Energisa Sul-Sudeste vai investir cerca de R$ 600 mil em três projetos que contemplam diversas melhorias que resultarão em economia na conta de energia elétrica do município. 
 
De acordo com a analista de Eficiência Energética da Energisa, Ana Letícia Peres Vinha, o propósito é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a redução na demanda de energia. 
 
 "Essas melhorias resultarão em uma significativa redução de custos com energia elétrica para as gestões públicas de Elisiário, Marapoama e Tabapuã. Vale ressaltar que os projetos serão executados no primeiro semestre de 2026, por uma empresa terceirizada contratada pela Energisa, sem custos para a municipalidade", explica. 
 Melhorias nos municípios 
Em Elisiário serão investidos R$ 199,9 mil na implantação de um sistema de energia fotovoltaica, na substituição de 44 lâmpadas convencionais por tecnologia LED e de um aparelho de ar condicionado, em locais definidos pela prefeitura. Com isso, projeção é economizar 60,75 MWh de energia elétrica por ano, o que seria para abastecer 25 casas por mês 
 
Já no município de Marapoama o investimento também utrapassa R$ 199,8 mil, com instalação de um sistema de energia fotovoltaica, troca de 178 lâmpadas eficientizadas e de um aparelho de ar condicionado. Nesse município a estimativa é economizar 75,49 MWh de energia elétrica por ano, o que daria para abastecer 31 casas por mês. 
 
Por fim, em Tabapuã o projeto de R$ 199,7 mil inclui também a implantação de um sistema de energia fotovoltaica, troca de 88 lâmpadas eficientizadas, de um refrigerador e um aparelho de ar condicionado. Com isso, estima-se economizar 68,37 MWh/ano, energia suficiente para o consumo mensal de 28 casas. 
 
"Além de instalar os equipamentos, nosso projeto contempla ações de conscientização dos colaboradores da unidade, a fim de favorecer o uso da energia de forma eficiente e sem desperdício", complementa Ana Letícia.   
 
Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Fundação Padre Albino celebra 100 anos com homenagem aos colaboradores e a Padre Albino

Leia mais...

Homem é baleado na cabeça após suspeita de receptação e resistência a prisão em Itajobi

Leia mais...

Turismo, câmbio e Copa: como a valorização do dólar impacta o consumo de brasileiros no exterior

Leia mais...

Avanços no tratamento do câncer por meio da terapia avançada

Leia mais...

Por que as empresas brasileiras estão recorrendo à terceirização financeira para reduzir a exposição fiscal?

Leia mais...

Exaustão Capilar: movimento que inspira o lançamento de Match Escudo de Hidratação na busca por soluções práticas no dia a dia

Leia mais...