Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de treinamento, na manhã desta segunda-feira, dia 27, visando fortalecer as ações de prevenção e combate à dengue. A iniciativa da Prefeitura de Catanduva reforçou conhecimentos sobre as práticas de campo que possam dar mais agilidade à rotina de trabalho, no controle de vetores.

A abertura da capacitação aos 140 agentes comunitários foi conduzida por equipe da Secretaria Municipal de Saúde, dentre eles o secretário Ronaldo Gonçalves Júnior e a diretora de Vigilância em Saúde, Daniela Bellucci. A equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) também esteve presente.

A maior parte dos participantes tem experiência de atuação. Ao mesmo tempo, o conteúdo foi aplicado aos novos agentes, em média 20, recém-contratados via processo seletivo para atuar na Atenção Básica de Catanduva. O Agente Comunitário faz parte da equipe multiprofissional de Estratégia de Saúde da Família nos bairros.

Dentre as atribuições, cabe aos Agentes Comunitários verificar a presença de criadouros do Aedes aegypit nos imóveis. Diante disso, eles foram orientados sobre como preencher o boletim de visita diária. O resumo de atividades contém dados oficiais das observações domiciliares.

Boletim

Durante a reunião, foi apresentada a realidade do município frente ao avanço do Aedes. Conforme o mais recente boletim epidemiológico, divulgado na própria segunda-feira, 27, Catanduva contabiliza 254 casos positivos de dengue no ano e tem 978 exames em investigação. As informações são atualizadas semanalmente.

Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...