Profissionais do setor de Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino participaram de dois importantes congressos em São Paulo, entre 7 e 9 de novembro, para aprofundar conhecimentos sobre as melhores práticas em saúde e segurança do paciente.

O Escritório de Melhorias e Processos da Fundação participou do XXIV Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde realizado junto ao VII Congresso Brasileiro de Medicina Preventiva e Social e Administração em Saúde. Os eventos, promovidos pelo Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), aconteceram na sede da Associação Paulista de Medicina (APM). Com o tema "Ação climática, Inteligência Artificial e Gestão de Pessoas. Qual o desafio para a área de saúde?", o encontro buscou engajar os profissionais nas discussões sobre o futuro do setor e as competências necessárias para enfrentar adversidades e aperfeiçoar a gestão hospitalar.

 

Na abertura, o presidente da APM, Antonio José Gonçalves, enfatizou a relevância do Congresso para estimular inovações em saúde e preparar os profissionais para gestão cada vez mais eficaz e resiliente. O evento também fez o lançamento do livro "A jornada do paciente – Um passeio pela gestão de processos em saúde", de Antonio Eduardo Fernandes D'Aguiar, com sessão de autógrafos.

 

Luís Otávio Ferreira Ocamoto, coordenador do Escritório de Melhorias de Processos, destacou que a participação proporcionou rica troca de experiências e conhecimentos, fundamentais para aprimorar os processos de trabalho nos hospitais da Fundação. "Foi oportunidade para aprofundar as temáticas discutidas e refletir sobre novas abordagens que possam ser aplicadas internamente", afirmou Ocamoto, que estava acompanhado dos analistas de processos Cleber Massoneto, Karen Batista e Marcos Alves de Melo.

 

Sobrasp - Simultaneamente, a gerente de Qualidade dos hospitais, Adriani Moraes, e a enfermeira de Segurança do Paciente, Raquel Garcia, participaram do III Congresso da Sobrasp - Sociedade Brasileira para Qualidade e Segurança do Paciente, no Centro de Convenções Frei Caneca. Com o tema "Futuro da Qualidade de Segurança do Paciente no Ecossistema da Saúde: Experiência humana, governança e sustentabilidade", foram ministradas palestras e cursos que focaram a evolução da segurança do paciente e sustentabilidade em saúde. Na abertura, o presidente da Sobrasp, Victor Grabois, reforçou que o congresso tem como missão estimular a melhoria das práticas de cuidado e segurança, contando com a presença de profissionais comprometidos com a excelência de diversas regiões do país.

 

Adriani Moraes diz que o congresso foi essencial para atualização e aprimoramento das práticas de qualidade hospitalar. "As trilhas temáticas foram fundamentais para nos atualizar sobre práticas que podem otimizar a qualidade e a segurança na saúde e dessa forma fortalecer nossos processos internos para oferecer o melhor cuidado aos nossos pacientes", destacou.

 

Em fevereiro deste ano, o Hospital Padre Albino foi certificado com o Selo do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), com a presença do assessor da coordenação do CQH, Dr. Jackson Fernando de Rezende Vilela. "O Selo reflete o empenho da Fundação Padre Albino em manter suas equipes atualizadas e alinhadas com as melhores práticas, beneficiando diretamente os pacientes e fortalecendo sua posição como referência em saúde na região", frisou Adriani.

 

Fotos/Divulgação

Fonte: Alan Gazola - Comunicação & Marketing FPA

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...