O Hospital Emílio Carlos, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Fundação Padre Albino, vem desenvolvendo projetos para humanizar o atendimento às pessoas idosas internadas e acolhimento aos familiares. A "Idosoteca", espaço onde atividades lúdicas e terapêuticas acontecem, tem promovido melhoria na experiência hospitalar dos pacientes mais velhos com momentos de descontração e socialização durante o período de internação.

 

Entre as atividades realizadas, destaca-se a oficina 'Confeccionando Mimos', onde os participantes produzem artigos de artesanato. Recentemente, o projeto envolveu a confecção de porta-retratos decorados com palitos de sorvete. Esses itens foram expostos e distribuídos durante a Semana da Qualidade no início de outubro, quando colaboradores puderam conhecer, por meio de estandes, os diversos projetos de humanização da FPA.

 

 

Suelen Matheus, assistente social do hospital, destacou que o objetivo da apresentação foi proporcionar aos colaboradores a experiência do projeto para que se sintam parte integrante. "As atividades desenvolvidas na Idosoteca visam momentos de troca e convivência. A dinâmica "Testando a sorte", por exemplo, permite que os idosos sorteiem brindes produzidos na oficina, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor. Esta mesma dinâmica foi reproduzida no estande durante a Semana da Qualidade, permitindo que os colaboradores vivenciassem um pouco da experiência de acolhimento oferecida aos pacientes", explicou.

 

O relato do senhor Luiz, um dos pacientes participantes da Idosoteca, reforça o impacto positivo da iniciativa. "Durante minha internação tenho refletido muito e antes o que era insignificante hoje tem um grande valor; é maravilhoso viver e tenho muito que agradecer à equipe de assistência que cuidou de mim desde o começo, pois me senti acolhido em tudo. O que fazem aos pacientes é incrível e eu sou muito grato!", disse emocionado.

 

Recentemente, o Hospital Emílio Carlos tornou-se o único hospital na região a receber o último nível da certificação estadual 'Selo Hospital Amigo do Idoso', o Selo Pleno, por desenvolver abordagens humanizadas que se comprometem em oferecer, além dos cuidados médicos, bem-estar emocional e social aos seus pacientes, especialmente aos mais velhos.

 

Fotos/Divulgação

 

Fonte: Alan Gazola - Comunicação & Marketing FPA

Novorizontino vence o Botafogo e assume a liderança do Paulistão

Leia mais...

Recanto Monsenhor Albino capacita cuidadores de pessoas idosas em Urgência e Emergência

Leia mais...

SMEL retoma atividades nos Núcleos Esportivos e reúne mais de 1.600 alunos em Catanduva

Leia mais...

FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista

Leia mais...

Panelão Solidário entrega 1.313 litros de leite ao HCC

Leia mais...

Catanduva FC estreia com vitória contra Francana na Série A3

Leia mais...