Promover qualidade de vida para as pessoas idosas vai muito além de cuidados médicos. Atividades simples, como caminhadas e momentos de contemplação, têm se mostrado extremamente benéficas para o bem-estar físico, emocional e mental na terceira idade. No Recanto Monsenhor Albino essas práticas fazem parte da rotina dos residentes — e os resultados são visíveis no dia a dia.

 

Para o assistente social do Recanto, Weliton Albino, essas práticas são terapêuticas, mas não impostas. "Percebemos melhora significativa no humor e na disposição dos nossos residentes. As caminhadas intuitivas e sem roteiros, mesmo que curtas, somadas aos momentos de pausa para observar o jardim, o céu ou simplesmente respirar, ajudam a reduzir a ansiedade e fortalecem o vínculo com o ambiente e com os outros moradores", afirma.

 

 

Além dos benefícios individuais, essas atividades também promovem aspectos essenciais para o envelhecimento saudável. "Caminhadas e contemplação são atividades altamente benéficas para a terceira idade, promovendo bem-estar físico e mental. A caminhada, simples e acessível, melhora a circulação, fortalece ossos e músculos e previne o sedentarismo, além de liberar serotonina, responsável pela sensação de prazer. A contemplação, por sua vez, permite que os idosos se conectem com a natureza, reduzam o estresse e a ansiedade e desfrutem de momentos de paz e tranquilidade", explica Weliton.

 

Fotos/Divulgação

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...