A Fundação Padre Albino realizou, entre os dias 18 e 22 de agosto, a Semana da Saúde Mental, ação conjunta dos departamentos de Medicina do Trabalho e do Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT). O evento teve diversas atividades voltadas ao bem-estar físico, emocional e espiritual dos colaboradores das unidades da Fundação.

A programação começou no dia 18, com a aplicação de reiki, técnica japonesa para equilíbrio físico, mental e espiritual. No dia 19, os colaboradores participaram da palestra 'Desmistificando o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial da rede pública', conduzida pela assistente social do GAT, Taiza Polimeno Turin. "Desmistificar o CAPS significa combater preconceitos e informações falsas sobre este importante serviço de saúde mental do SUS, que é espaço de acolhimento, tratamento e inclusão social para pessoas com sofrimento psíquico, oferecendo atendimento profissional. É fundamental divulgar o que realmente são e como funcionam, promovendo o conhecimento e a valorização deste serviço essencial para a recuperação e bem-estar dos usuários", ressaltou Taiza.

Nos dias 20 e 21, a programação proporcionou momentos especiais de meditação e automassagem Do-In, conduzidos pela profissional de saúde Vanessa Romano, do Senac Catanduva. Vanessa afirma que "embora a meditação foque na mente e o Do-In no corpo, ambas visam o bem-estar integral, a redução do estresse e a saúde mental, podendo ser praticadas em conjunto, como fizemos com os colaboradores, para potencializar seus benefícios".

Ainda no dia 21 foi realizada a palestra "Saúde mental além da medicação: o papel da psicologia no cuidado integral", ministrada pelo psicólogo do Hospital Emílio Carlos Walison Henrique Tozato, destacando a importância da atuação psicológica no tratamento e prevenção de adoecimentos. "A psicologia é fundamental no cuidado integral à saúde mental, pois ela complementa a medicação. O tratamento envolve abordagem ampla, incluindo aspectos emocionais, sociais e cognitivos para promover o bem-estar completo do indivíduo e sua reinserção na comunidade, em colaboração com equipes multiprofissionais e familiares", explica o psicólogo. 

No encerramento, no dia 22, apresentação do Corame, coral criado pelos colaboradores do AME Catanduva, no saguão de Centro de Serviços Compartilhados da Fundação. O objetivo foi de reforçar a conexão entre arte, saúde e bem-estar.

A enfermeira do trabalho da FPA, Ketherine Zaniboni Felice, destacou a importância da iniciativa. "Cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental para promover qualidade de vida, reduzir o estresse e fortalecer as relações interpessoais. As atividades desenvolvidas durante a Semana foram pensadas para oferecer aos colaboradores momentos de reflexão, relaxamento e aprendizado, incentivando práticas que podem ser incorporadas no dia a dia."

Fotos/Divulgação FPA

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...