Nos dias 20 e 21 de agosto, o setor de Relacionamento com o Cliente dos hospitais da Fundação Padre Albino participou do II Simpósio Internacional "A Revolução do Paciente". O encontro, de forma online, reuniu profissionais de saúde, pacientes e pesquisadores do Brasil e de outros países para discutir o tema que vem ganhando cada vez mais espaço: o cuidado humanizado e a valorização do paciente em sua própria jornada de saúde.

 

Durante o encontro foram debatidos assuntos importantes e atuais, como o uso da Inteligência Artificial na saúde, a tomada de decisão conjunta entre pacientes, familiares e profissionais, os direitos dos pacientes e a importância da empatia e da escuta ativa no dia a dia do atendimento.

 

 

Participaram do Simpósio Denise Bertassoni, Gabriella Fiorotto e Elaine Macedo Fracasso, auxiliares administrativas; Ieza Bomfim Rodrigues, assistente de Humanização, e Maristela Neves, coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização.

 

Para Maristela, a participação no simpósio reforça o compromisso da FPA com práticas que fazem diferença na experiência de pacientes e familiares. "Criado pelo médico Victor Montori, da Mayo Clinic (EUA), o movimento "A Revolução do Paciente" defende uma medicina mais próxima, empática e voltada às reais necessidades de cada pessoa. A humanização, a escuta ativa e o acolhimento são pilares que norteiam nosso trabalho e que estão cada vez mais alinhados ao que se discute mundialmente".

 

No Brasil, o simpósio foi organizado pelo IBDPAC (Instituto de Bioética, Direitos e Paz em Ação), em parceria com o Comitê de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição e o Observatório de Direitos do Paciente da Universidade de Brasília (UnB).

 

Foto/Divulgação

 
Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Fuja das praias lotadas e curta o Carnaval no sossego de Santo Antônio do Pinhal

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...