Embora muitas vezes associada ao envelhecimento, a Trombose Venosa Profunda (TVP) não é uma condição restrita a idosos. Cada vez mais frequente em pessoas jovens, a doença exige atenção aos fatores de risco e aos sinais iniciais para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de forma eficaz.

 

De acordo com o médico João de Toledo Martins, radiologista intervencionista do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento da TVP em jovens incluem traumas, cirurgias ortopédicas ou de grande porte, além da associação entre tabagismo e uso de anticoncepcionais. 

 

Sintomas que não podem ser ignorados

 

Os primeiros sinais de trombose costumam surgir de maneira súbita, de um dia para o outro. Entre os sintomas mais comuns, estão o inchaço (edema), enrijecimento da musculatura, além de dor intensa e repentina. "Nos jovens, as manifestações clínicas são mais exuberantes, enquanto nos idosos é mais comum um quadro subclínico, com sintomas sutis que podem dificultar o diagnóstico", explica o médico. 

 

A complicação mais temida da trombose é o Tromboembolismo Pulmonar (TEP), que pode levar a óbito. Nesse caso, os sinais de alerta incluem dor no peito súbita e persistente, falta de ar, tosse seca e, mais raramente, escarro com sangue.

 

Complicações graves e sinais de urgência

 

"Em jovens, quando não tratada adequadamente, a TVP pode evoluir com complicações crônicas relacionadas à insuficiência venosa e a hipertensão venosa crônica", alerta Dr. João de Toledo. As consequências são inchaço constante, dor ao final do dia, recorrência de trombose e, até mesmo, alterações na pele. "Desde o escurecimento (dermatite ocre) e endurecimento (dermatofibrose) até a formação de úlceras dolorosas e de difícil cicatrização", exemplifica o médico.

Tratamento e cuidados

O tratamento da trombose deve ser iniciado o quanto antes, sempre sob orientação médica. Em geral, envolve o uso de medicamentos anticoagulantes, que impedem o crescimento do coágulo e reduzem o risco de complicações. Em situações específicas, pode ser necessária a realização de procedimentos intervencionistas para remover ou dissolver o trombo.

Como reduzir os riscos

De acordo com o radiologista intervencionista, entre as principais medidas de prevenção da trombose estão:

 

-  Praticar atividade física regularmente;

-  Evitar o tabagismo;

- Avaliar com um médico métodos contraceptivos alternativos ao uso prolongado de anticoncepcionais, como o DIU;

-  Controlar o peso e prevenir a obesidade.

Sobre o Hospital Evangélico de Sorocaba

O Hospital Evangélico de Sorocaba, que, em 2025, completa 90 anos de tradição e credibilidade, conta com um Pronto Atendimento Adulto ágil. Possui ambulatório médico em diversas especialidades, centros cirúrgicos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o Hospital Evangélico compõe o HUB de serviços em saúde da Hospital Care para Sorocaba e região.

Fonte: OS2 Comunicação

 

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...